Appai no EdTech Conference 2020

As novas tendências da educação para dentro da sala de aula


A Appai está presente no EdTech Conference 2020, em São Paulo, para acompanhar as principais tecnologias que estão revolucionando o setor educacional. O evento – destinado a professores, empreendedores, gestores/profissionais da área de educação e RH – tem o intuito de levar as novas tendências em educação para dentro da sala de aula. Confira!

Assim, vamos entender os principais fatos sobre educação no Brasil em 2019:

Principais fatos sobre educação no Brasil

 

Educação e tecnologia

Não é novidade que a tecnologia mudou a forma de produzir, consumir e interagir da população, nos últimos anos, inclusive em relação à educação. Várias empresas de tecnologia estão investindo cada vez mais na área de educação com o intuito de aproximar o aprendizado na sala de aula da realidade da nova geração de alunos. De acordo com o levantamento realizado pela Liga Insights em parceria com a Liga Ventures, somente em 2019, o Brasil somou quase 300 edtechs (startups de educação).

Segundo Karen Kanaan, sócia da startup École 42, uma das melhores escolas de programação do mundo, a tecnologia deixou de ser um segmento para tornar-se transcendental. “Tudo hoje é tecnologia. Todos nós somos, de certa forma, programadores. Se engana quem pensa que ela elimina as pessoas. Há um enorme buraco no mercado. Demanda por soluções sem pessoas suficientes para trabalhar”.

A tecnologia não elimina o emocional. Ela pode transformar o futuro num ambiente mais humano. Tecnologia hoje é transcendental estando em qualquer área ou segmento. Essa foi a ideia defendida pelos principais participantes da manhã do Startse Editech.

“A grande inovação para o próximo século é o ser humano de forma integral”, alerta Emilio Munaro, do Instituto Ayrton Senna.

 

“Transformação não é só inserir tecnologia. Isso porque inovação se faz por meio de pessoas”

O modelo atual de ensino não se sustentará nos próximos 10 anos. O diploma não será mais a chave para o ingresso numa profissão. Cada vez mais a valorização será na competência. Para Gabriela Diuana, diretora de Gente da Cogna, que surgiu da reestruturação da Kroton (maior conglomerado de educação do país), é fundamental se adaptar a essa necessidade. “Precisamos reinventar o processo de aprendizagem. Temos noção de nossa responsabilidade. Possuímos 28 mil colaboradores e atendemos a 2 milhões de estudantes”, afirma.

O grupo ganhou essa posição devido ao intenso apetite em aquisições de instituições de ensino em todo o país. Mas hoje a estratégia principal não é mais esta, mas parcerias. A holding passou a controlar, junto com o Itaú e outras empresas, a maior startup de educação do país, a Cubo. “Transformação não é só inserir tecnologia. Isso porque inovação se faz por meio de pessoas”, declara Gabriela.

 

Google for Education

O responsável pela plataforma no Brasil, Alexandre Campos, ressalta que o Google for Education surgiu devido a reivindicações de empoderados professores e gestores com o uso criativo da tecnologia. “O Google está ajudando na grande jornada da transformação”, explica.

Campos compartilhou durante o evento o estudo global “O Futuro da Sala de Aula” (com inclusão do Brasil na base da pesquisa) apontando 8 tendências (veja ilustração abaixo). O executivo ressalta que 85% dos jovens entre 16 e 23 anos possuem interesse em trabalhar com tecnologia. “Por isso precisamos inseri-la casa vez mais na grade, nas atividades e nas rotinas da educação”, afirma.

8 tendências emergentes

Para ele, a tecnologia não resolve tudo, mas é uma parte importante dessa conexão. “O que mudou da sala de aula de 1950 para a atual é que esses alunos não têm mais a paciência de ficarem estáticos, e muitas vezes a tecnologia está sendo usada de forma sem graça”, explica Campos.

Confira a programação completa em: https://eventos.startse.com.br/edtech/


Por Antônia Lucia, Jéssica Almeida, Luiza Morato, Leonardo Mega e Luiz André Ferreira
Leia também: EdTech Conference 2019: o maior e mais expressivo evento de educação e tecnologias


Podemos ajudar?