Escola e jiu-jítsu: lute com inteligência

Muito além de golpes e técnicas do jiu-jítsu, o projeto ensina valores e conceitos importantes na formação do indivíduo para a sociedade


Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, aulas de jiu-jítsu ajudam a melhorar a concentração, proporcionam autoestima, disciplina e possibilitam que as crianças atinjam a adolescência com os seus princípios morais já formados. Acreditando que esses valores e princípios sejam importantes e que podem contribuir no desenvolvimento socioeducacional dos alunos, o professor de educação física da rede municipal há 20 anos, Osmar de Moares, idealizou o projeto Lute com inteligência. 

A iniciativa surgiu da necessidade do educador, conhecido no meio esportivo como Mazinho, em levar a sua experiência e vivência no jiu-jítsu para os seus alunos. O Lute com inteligência teve início em 2022 e já atendeu aproximadamente 250 crianças do 3° ao 5° ano. Com o auxílio de livros elaborados especialmente para o ensino da arte marcial para a educação, o projeto segue as orientações da BNCC.  

Faixa preta de jiu-jítsu, o professor quis oferecer toda a sua bagagem e conhecimento adquiridos ao longo da vida e a sua vivência no Clube Escolar Rio das Pedras, que oferece atividades esportivas no contraturno visando contribuir para o desenvolvimento dos alunos e de forma adaptada ao contexto escolar. Foi aí que Osmar apresentou o projeto para a coordenadora da 7° CRE, Márcia Arruda. Após analisar, considerou de grande relevância e concordou em implementar na Escola Frederico Eyer, localizada na Cidade de Deus, onde o docente atua desde que ingressou na rede municipal de educação.  

Muito além de ensinar golpes e técnicas específicas do jiu-jítsu, o projeto ensina a história, a filosofia, valores e conceitos importantes na formação do indivíduo para a sociedade, além de incrementar ideias primordiais para a escola, como desenvolvimento das capacidades cognitivas, socioafetivas e psicomotoras, além da formação do caráter e da moral, do fortalecimento da confiança, espírito de equipe, companheirismo, amizade e hábitos saudáveis.  

 

O idealizador do projeto conta que as professoras das turmas atendidas, pais, responsáveis e a direção da escola demonstram o quanto a atividade tem feito a diferença na vida das crianças. E que mudanças comportamentais e de rendimento têm sido notadas por todos. “O Lute com inteligência tem sido uma ferramenta de apoio pedagógico fundamental na escola contribuindo significativamente para a aprendizagem dos alunos. Certamente estão sendo formados cidadãos mais conscientes e capazes de contribuir com um mundo melhor”, finaliza.  


Por Jéssica Almeida

Fotos cedidas pelo professor e banco de imagens gratuitas do Pexels 


Podemos ajudar?