Brilho científico: a empatia e inteligência da mulher na ciência

Projeto EstroGênias gera mudança positiva na escola e na ciência


Animador observar que, nos últimos anos, houve um aumento significativo no foco em criar oportunidades para que as meninas e mulheres participem ativamente da ciência. Isso é resultado de esforços em todo o mundo para promover a igualdade de gênero e aumentar a representação feminina na EMEF Vinícius de Moraes, localizada em Lucas do Rio Verde – MT, a professora Kátia Cantão Mundim vem realizando um belíssimo trabalho, que não apenas visa a inserção das meninas da instituição, mas sobretudo fazer com que iniciativas como essas contribuam para uma mudança positiva na representação das mulheres na ciência e no mundo. Assim foi criado o projeto EstroGênias, formado apenas por meninas.

A professora Kátia explica como tem sido essa participação das meninas do projeto numa área tão decisiva para a humanidade. Segundo ela, em 2022 participou do edital da Educacional “EstroGênias, meninas na Ciência”, e a partir daí começou a desenvolver trabalhos e projetos com alunas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I. “Neste ano contamos com a participação de 8 meninas, todas do 4º ano, que foram selecionadas pelos professores regentes”, relata Kátia, explicando que o projeto acontece no contraturno escolar e tem várias atividades ligadas à área.

Ao falar da importância do encorajamento das meninas às atividades práticas, a professora frisa que a escola se destaca por promover um ambiente de aprendizado enriquecedor, onde práticas inovadoras e inspiradoras fazem parte do cotidiano dos estudantes. Entre essas ações, destacam-se as aulas de robótica, os projetos Aluna Monitora e Lugar de comida é no prato, não no lixo. Xô desperdício! e as aulas de programação com o “micro:bit”. “Essas iniciativas representam nosso compromisso com uma educação que vai além da sala de aula tradicional, capacitando nossas alunas com habilidades valiosas e uma mentalidade voltada para o futuro”, pontua Mundin.

Meninas campeãs!

No ano de 2022, a professora relembra que as alunas do projeto Anahy e Safira conquistaram o título de vice-campeãs da América Latina no desafiador Your:Bit, na categoria “Ideia,” com seu notável projeto intitulado Evitando ruídos. Segundo ela, uma realização excepcional que atestou não apenas a capacidade criativa do grupo, mas também seu compromisso em inovar e fazer a diferença em nossa sociedade.

Mas como a verdadeira essência do progresso reside na continuidade, neste ano de 2023, as meninas da equipe “Mega Gênias” se lançaram em uma nova iniciativa inspiradora, que rendeu a segunda colocação. O desafio, ainda mais significativo, envolveu a criação de um projeto diretamente relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). De acordo com a professora, durante o recreio as meninas observaram que uma aluna do 5º ano, com baixa visão, enfrentava desafios consideráveis ao navegar pelos espaços escolares, como a quadra e o refeitório.

Foi então que o grupo de meninas decidiu agir e naquele momento materializava-se mais um projeto inclusivo que podia contar diretamente com a ajuda da ciência para sua realização. Para a professora, foi incrível como as meninas trouxeram esse trabalho, tão ligado às necessidades reais da comunidade escolar. “Elas realmente enxergaram um problema e buscaram uma solução inovadora, concreta e significativa para a colega do 5º ano”, lembra Kátia emocionada.

 

Da teoria à prática

Impulsionadas por seu compromisso com a inclusão e empoderadas pelo conhecimento adquirido no Your:Bit, as meninas se lançaram em um caminho de observação, pesquisa e criação. O resultado dessa jornada foi nada menos que notável: a construção de um protótipo de pulseira dotada de tecnologia avançada, composta por um micro:bit e um sensor ultrassônico, cujo objetivo era detectar obstáculos e, de maneira brilhante, alertar a colega com baixa visão por meio de sinais sonoros.

Para a professora, o que aquelas alunas fizeram na escola não foi apenas uma conquista técnica, mas uma lição valiosa sobre empatia, colaboração e a capacidade de usar a tecnologia para melhorar a vida de outras pessoas. “Elas mostraram que, mesmo sendo jovens, elas têm o poder de criar mudanças reais e positivas”, enaltece Kátia.

 

 

Meninas que fazem a diferença

As alunas do projeto mais uma vez demonstraram que a paixão pelo conhecimento e a vontade de fazer a diferença são as verdadeiras forças motrizes por trás de conquistas extraordinárias. Sua jornada, ainda em andamento, nos lembra que o futuro pertence àqueles que são capazes de identificar desafios e transformá-los em oportunidades, de construir

soluções que não apenas superem obstáculos, mas também inspirem e iluminem o caminho para um mundo melhor.

“Nossas alunas estão iluminando nosso caminho com suas realizações inspiradoras e uma paixão inabalável por tornar o mundo um lugar mais inclusivo e empático”, assegura a professora Kátia lembrando que, com a iniciativas das meninas e o esforço coletivo, a escola conseguiu disponibilizar uma tela de computador maior, fone de ouvido e um microfone para a aluna com baixa visão. “E isso permitirá que ela produza seus textos de forma mais independente, promovendo sua autonomia e garantindo que tenha todas as ferramentas necessárias para alcançar seu potencial”, completa a professora.

Para a equipe pedagógica, ações como essa só refletem o compromisso com a inclusão e a promoção de igualdade de oportunidades para todos os alunos. Segundo a docente, o projeto da pulseira, desenvolvido pelas meninas envolvidas no EstroGênias, é uma manifestação tangível desse compromisso. “Buscamos não apenas superar obstáculos, mas também iluminar o caminho para um mundo mais inclusivo e acessível”, finaliza Kátia Cantão Mundim.


Por Antônia Figueiredo

EMEF Vinícius de Moraes
Rua Cedro, 61, S – Jardim Primaveras – Lucas do Rio Verde – MT
CEP: 78455-000
Fone: (65) 3548-2356 Email para contato: escolavinicius.lrv@gmail.com
Professora: Kátia Cantão Mundim


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