Forte do Leme

Se você busca história brasileira, contato com a natureza e paisagem de tirar o fôlego, essa sugestão de passeio é a ideal


Apesar de muita gente passar pelos bairros de Copacabana e Leme e saber da existência de uma fortaleza militar em cima da Pedra do Leme, nem todo mundo sabe que é possível fazer visitação ao Forte Duque de Caxias e apreciar algumas das vistas mais espetaculares da Cidade Maravilhosa!

O passeio pelo Forte começa na Praça Almirante Júlio de Noronha, onde fica o Centro de Estudos de Pessoal do Exército (CEP). Para alcançar o topo, é preciso fazer uma caminhada ecológica numa estrada de paralelepípedo arborizada através da Mata Atlântica que dura cerca de 20 minutos.

Lá de cima há uma recompensa surpreendente: o cenário panorâmico contempla o Pão de Açúcar em diferentes ângulos, o Cristo Redentor, a Praia de Copacabana, a Baía de Guanabara, podendo se avistar, inclusive, as praias de Niterói e muito mais.

Além de ser um mirante, o Forte também abriga um sítio histórico com quatro obuseiros modelo Krupp (de origem alemã) e outras peças originais de quando ele estava ativado, um memorial a Caxias, exposições sobre a história do local e o meio ambiente e uma sala de vídeo com exibição de filmetes.

O local foi originalmente construído entre 1776 e 1799 por ordem do Marquês do Lavradio, quando o Brasil ainda fazia parte do Império Português. Ele antes era chamado de Forte do Vigia ou da Espia porque não possuía artilharia e servia apenas para alertar as outras fortificações sobre a chegada de navios ao Rio de Janeiro.

A história do Forte é repleta de acontecimentos. Seus integrantes participaram de rebeliões como a do Forte de Copacabana (1922), a Revolta do Encouraçado São Paulo (1924), a ação contra o navio mercante Baden (1930), a Revolução de 1932, na Intentona Comunista (1935), o Movimento Integralista (1938), a 2ª Guerra Mundial (1945) e a Intervenção do Cruzador Tamandaré (1955).

A Appai, através do Benefício Passeio Cultural, oferece aos associados atividades no local, onde é realizada uma caminhada ecológica de aproximadamente 800 metros em subida, para conhecer as 15 esculturas da artista plástica Mazeredo, que representam as estações da Via Sacra. Durante o passeio você pode registrar muitas fotos para guardar de recordação e postar nas suas redes sociais. Vai fazer o maior sucesso!

Para levar seus alunos é preciso fazer agendamento prévio direto com o local através de e-mail ou contato telefônico.


Por Richard Günter
Forte Duque de Caxias (Forte do Leme)
Praça Alm. Júlio de Noronha, s/nº – Leme – Rio de Janeiro/RJ
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h30 às 16h
E-mail: fdc@cep.ensino.eb.br
Tel.: (21) 3223-5000


Podemos ajudar?