Benefícios das práticas esportivas na escola


Hoje, com boa parte da população brasileira vacinada, a vida parece que começa a dar seus passos a caminho da normalidade. Não uma volta ao que era, mas um retorno esperado. O regresso dos alunos e professores às aulas presenciais colocou novamente luz sobre as quadras, pátios e ambientes recreativos dos colégios.

Para os professores de Educação Física, o espaço pedagógico utilizado pelos estudantes, durante as aulas e outras atividades, voltou a pulsar e a reencontrar seus protagonistas. E que tal então darmos aquela relembrada sobre um dos pilares dessa área, a pedagogia do esporte, seus benefícios e as muitas contribuições para o desenvolvimento dos educandos.

 

O que é a pedagogia do esporte?

De acordo com especialistas, trata-se da união da educação e do esporte. Nessa amplitude, a disciplina científica visa estudar a vivência esportiva dentro do processo de ensino, oferecendo aos profissionais os caminhos para acessar e produzir conhecimentos acerca de metodologias, suas aplicações e sistematização das atividades esportivas, envolvendo o exercício físico, a educação física, o bem-estar e o esporte para todas as faixas etárias.

 

Bem-estar, uma atitude preventiva

Quando falamos na abrangência da pedagogia se relacionando com a ideia de bem-estar, devemos ter em mente que a prática da atividade esportiva na educação básica tem contribuído para o combate à obesidade infantil e ao sobrepeso das crianças. Estudos revelam que os dados sobre esses problemas são bastantes preocupantes, haja vista que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em 2025 o número de crianças obesas no planeta chegue a 75 milhões. Por isso, está sendo considerada uma das doenças mais graves do século XXI.

 

Mais de 16% das crianças entre 5 e 10 anos estão com sobrepeso

Em levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados mostram que uma em cada três crianças, com idade entre cinco e nove anos, está acima do peso no país. O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, de 2019, apontou que mais de 16% dos brasileiros entre cinco e dez anos estão com sobrepeso, 9,38% com obesidade e 5,22% com obesidade grave. Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso, 9,53% são obesos e 3,98% já estão com a forma mais grave.

 

Benefícios das práticas esportivas na escola

Todo esse cenário reforça ainda mais a importância dessas atividades na escola. Entre tantos benefícios, o maior deles é a alegria de poder voltar aos pátios, às quadras e associar a ludicidade que o esporte proporciona à prevenção que oferece se bem acompanhado e orientado por seus instrutores e professores de Educação Física. Conheça alguns dos benefícios da aplicação das atividades esportivas para crianças e adolescentes em fase escolar:

• Desenvolvimento de competências sociais, comunicacionais e técnicas.

• Aprimoramento dos sistemas psicomotor e cognitivo.

• Aprendizado de como lidar com as derrotas e vitórias.

• Transmissão de valores como tolerância, disciplina, respeito, noções de convivência positiva, espírito de equipe.

• Conscientização sobre a importância da atividade física para o bem-estar e a saúde física e mental.

• Combate ao sedentarismo, melhora da concentração e comportamento contribuindo, dessa maneira, para o desenvolvimento de novas habilidades.


Por Antônia Lúcia


Podemos ajudar?