Aluna descobre asteroide que entrou para a lista da Nasa


Sabe aquela olhadinha para o céu, para contemplar as estrelas ou até mesmo viajar acordado na imensidão do infinito? Pois bem, no final do ano passado, a aluna Micaele Gomes, do terceiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Estevam Ferri, localizada em São José dos Campos, olhou para o firmamento e descobriu um asteroide que entrou para a lista da Nasa.

Mas antes de sabermos como a aluna conseguiu essa façanha, vamos relembrar o que é um asteroide. Eles são corpos rochosos de estrutura metálica que orbitam em torno do sol como os planetas, que não costumam ter forma definida e cujo diâmetro pode alcançar centenas de quilômetros.

De acordo com Micaele Gomes, o amor pela astronomia teve início ainda no Fundamental II, com participações em competições e um olhar mais atento pela ciência. “Desde o nono ano eu participo da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, o meu interesse por estudar mais o tema veio desde então”, garante a aluna.

Na ocasião, o professor de Física Eugênio Duarte de Almeida, percebendo o potencial de sua aluna, a inscreveu, juntamente com outros estudantes, para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.  A diferença é que a jovem aluna de 16 anos já colecionava em seu currículo a medalha de prata, na mostra brasileira de foguetes, e de bronze, na de Astronomia, isso tudo conquistado no período da pandemia. “O que é um feito notável. É um sonho realizado de uma jovem estudante”, relatou o professor Eugênio.

A aluna que fazia parte de um grupo de 5 alunos, que participavam do projeto liderado pela graduanda em licenciatura em Física Helena Ferreira. Centrada na imagem, Micaele percebeu que o corpo rochoso estava em movimento retilíneo e assim chamou a atenção dos presentes para essa novidade. Colocado na lista de descobertas no site do Institute Astronomical Search Colaboration (Iasc), o asteroide recebeu o codinome provisório de P11bEV1.

Micaele Vitoria Cavalcante Gomes, que descobriu meteorito. Foto: www.uol.com.br/tilt/noticias

 

Estadual Estevam Ferri

De acordo com informações do Instagram, o projeto Astronomia teve início em 2013, a partir das aulas do professor Delmo no período noturno, visando praticar uma atividade basicamente de observação.  De acordo com a equipe pedagógica, o objetivo é divulgar a ciência de uma forma ampla e geral, trazendo aspectos do espaço para o cotidiano do aluno. Atualmente a escola conta com um observatório dentro do auditório, além de toda a estrutura para aulas, com laboratório de astronomia e telescópios.


Por Antônia Lúcia 
Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo
@jornal_estevam


Podemos ajudar?