Selo Leed School para a primeira escola sustentável da América Latina

No mundo inteiro apenas 120 possuem esta certificação


Você sabia que as construções verdes reduzem em até 30% o consumo de energia, 50% o uso de água e 35% a emissão de gás carbônico? No Brasil, a Escola Estadual Erich Walter Heine, localizada em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, se tornou oficialmente a primeira instituição de ensino totalmente sustentável da América Latina, sendo a primeira a receber a certificação Leed Schools (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pela organização internacional Green Building Council por cumprir todos esses e outros requisitos considerados sustentáveis. No mundo inteiro, apenas 120 escolas possuem esta certificação, sendo 118 nos Estados Unidos, uma na Noruega, e outra na Indonésia.

Foto: Marcia Costa Seeduc

Projetada para que uma de suas muitas ações fosse a redução de energia, a escola carioca funciona desde a implantação do projeto com uma diminuição de até 40% do consumo de energia, o que se deve ao ousado projeto arquitetônico do edifício. Dividida em quatro módulos, posicionados sobre o terreno em forma de cata-vento, com pátio interno no centro, a construção permite a ventilação natural entre os ambientes e a circulação do ar por meio de uma claraboia.

CE Erich Walter Heine

O telhado verde, além de ajudar a manter a temperatura mais agradável, com o auxílio da vegetação plantada a fim de absorver a água da chuva, também é usado como um espaço pedagógico. Isso mesmo! Sob a orientação de professores e alunos monitores, os estudantes realizam o cultivo das mudas no teto verde, têm aulas sobre sustentabilidade e outras disciplinas das áreas de ciências biológicas, humanas, exatas, além de desenvolverem ações e atividades como, por exemplo, uma partida final do primeiro torneio de xadrez humano no “ecotelhado”.

Toda essa estrutura inovadora visa ao bem-estar e mais qualidade de vida e ensino-aprendizagem para toda a comunidade escolar, estimulando um estilo de vida sustentável. Com um sistema moderno de captação de água, a instituição reutiliza o precioso líquido para a lavagem dos banheiros, limpeza em geral, rega das plantas, das mudas plantadas no teto verde e no jardim. Isso sem falar na sistematização de lâmpadas de LED em todo o ambiente escolar, proporcionando economia e conscientizando os alunos.

Com alta das tarifas no Brasil, os painéis solares responsáveis pela promoção de toda essa energia utilizada de forma limpa e sustentável na escola carioca têm sido responsáveis pela redução da conta de luz da unidade. Um outro espaço muito usado e admirado pelos alunos é a área para reciclagem. Lá eles aprendem sobre as matérias reutilizáveis e participam de oficinas que ensinam, por exemplo, como fazer um pufe com garrafas plásticas. Essa iniciativa, além de dar mais ênfase à questão do descarte correto e reaproveitamento dessas matérias na transformação de moveis e utensílios, aumenta a cadeia produtiva da reciclagem quando esses conhecimentos são transmitidos aos familiares.

Um outro aspecto sustentável disponibilizado na escola é a questão da acessibilidade, com portas mais largas, pisos táteis, rampas de acesso e inscrições em braile, a fim de garantir a total transitabilidade de alunos com necessidades especiais. Um outro fator que logo chama a atenção de quem entra na escola é o pavimento permeável no estacionamento todo revestido de grama ou ecopiso, que permite a passagem de líquido e ar, evitando bolsões de água, sobretudo nesse período de verão em que os temporais em grandes volumes no fim da tarde são bem frequentes.

Croqui da escola – crédito da foto: Cortesia Portal Construção

As tintas usadas na pintura interna e externa também compõem esse fomento sustentável, já que são todas ecológicas, não tóxicas, o que também ocorre com o cimento, que é do tipo reciclado. E na hora de beber água, nada de copo descartável, cada aluno tem sua caneca.

De acordo com especialistas, o selo de certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) conferido às escolas segue cláusulas específicas, incluindo a apresentação da qualidade do solo e o tratamento acústico nas salas de aula, corredores e outros ambientes internos.

 

As regras do jogo

Alguns dos requisitos exigidos para conquistar o selo Leed for Schools

Durante a construção:
• A obra não pode gerar poluição no ar ou no solo e o consumo de água deve ser controlado
• Todo tipo de material utilizado, especialmente madeira, tem de ser certificado
• A acústica das salas deve ser projetada para otimizar a concentração do aluno e a saúde vocal do professor

Com a escola pronta:
• O calendário tem de incluir atividades que ensinem os responsáveis pelo prédio a reduzir o gasto de energia
• O sistema de ar-condicionado deve ser econômico e manter a qualidade do ar
• Uma área permanente dedicada à reciclagem de materiais é obrigatória

Fonte: Artkos Arquitetura Sustentável/LEED


Por Antônia Lúcia
E. Erich Walter Heine
Rua Manoel Lourenço dos Santos, nº 0 – Santa Cruz – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 23560-320
Tel.: (21) 2333-7280
Fontes: Escola e Seeduc


Podemos ajudar?