Estudando as formas nominais

Por Sandro Gomes*


Eles transitam entre a ação e o nome, desempenham funções entre o verbo e o substantivo, porém não se enquadram em nenhum tempo ou modo verbal. Estamos falando das Formas Nominais do Verbo, que se dividem em particípio, infinitivo e gerúndio. Vamos abordar os dois primeiros inicialmente.

 

Particípio

Está presente na formação de tempos verbais compostos, transmitindo a noção de ação concluída. A maior parte deles é regular, sendo finalizados em -do, antecedido por uma vogal que varia de acordo com a conjugação (-ado na primeira e -ido para as demais). Normalmente são usados na voz ativa, através dos auxiliares haver e ter. Veja exemplos.

Ela havia se desgastado em demasia.
Não tinha ainda perdido a decência.

Algumas formas de particípio fogem a esse padrão e são chamados irregulares, sendo terminados por outras partículas, como -so, -to ou -gue. Quase sempre são empregados na voz passiva, com os verbos ser e estar. Observe.

O amor está impresso na alma.
O tipo foi extinto há séculos.
A encomenda está entregue.

 Alguns casos de particípios irregulares podem apresentar mais de uma forma, o que acontece em verbos como ganhar (ganho/ganhado), envolver (envolvido/envolto), pagar (pago/pagado).

 

Infinitivo

Se refere ao uso de formas verbais anteriormente à conjugação dos verbos, daí o nome infinitivo em oposição às formas finitas, ou seja, aquelas que, conjugadas em tempo e modo, tiveram reduzido seu campo de significação. Pode ser de duas formas. Acompanhe.

 

Infinitivo Pessoal

Ocorre como resposta a um sujeito definido ou quando a intenção é a de definir o sujeito. Mesmo se tratando de uma forma nominal, as terminações acompanham a conjugação dos verbos no futuro do subjuntivo. Veja esses exemplos.

É fundamental entenderem a questão.

Nesse caso, “entenderem” realiza a função de complemento nominal, ou seja, mesmo sendo uma forma oriunda de um verbo, o valor desempenhado é de um nome.

 

Infinitivo Impessoal

Ocorre quando não existe um sujeito definido e também em locuções e verbos preposicionados. Veja.

Eles gostam de repousar depois do almoço. (verbo preposicionado)
Ter caráter é fundamental. (sujeito não definido)
Necessitam se expressar a qualquer preço. (locução verbal)

Na próxima edição vamos completar o estudo das formas nominais abordando o gerúndio e outros aspectos que envolvem a questão. Até a próxima, pessoal!


*Graduado em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Revisor da Revista Appai Educar, Colunista da Appai, Escritor e Mestre em Literatura Brasileira.


Podemos ajudar?