A leitura transforma vidas

Projeto incentiva o hábito da leitura e da educação criando bibliotecas e desenvolvendo diversas ações em creches e escolas


A cada livro que ele lia, mais conhecimento adquiria, e com isso foi ganhando forças, pois o conhecimento abre portas, mostra outros horizontes e liberta! Foi com esse pensamento que o escritor goiano Ricardo Cabello criou o projeto Nunca desista dos seus sonhos. A ideia é mostrar para as crianças e os adolescentes que com esse poder transformador dos livros e da educação é possível reverter o destino e criar sua própria história.

Tudo começou em 2015, quando Ricardo sentiu a necessidade de ajudar, educar e humanizar as crianças carentes. Segundo ele, o projeto atende diversos centros municipais de Educação Infantil, localizados em regiões periféricas de Goiânia, Aparecida de Goiânia e do estado de Goiás. “O Nunca desista dos seus sonhos desenvolve ações que visam levar alegria, amor, educação e cultura a todos os nossos pequeninos. Dentre as várias campanhas, o projeto disponibiliza caixas personalizadas para coleta de livros infantis literários, que pode ser adotada por empresas e multinacionais, a fim de arrecadar os livros das mais diversas fontes”, explica.

Crédito da foto: Camila Tamires

O intuito dessas ações é estruturar e montar bibliotecas infantis dentro das creches e escolas carentes para as crianças que não têm acesso à leitura ou não apresentam condições de comprar um livro. Nesses últimos dois anos, o projeto estruturou e montou mais de 17 bibliotecas infantis dentro das creches e escolas carentes. “É importante salientar que, por trás de cada biblioteca, há um trabalho realizado toda semana, que envolve toda a comunidade escolar, onde as crianças levam os livros para casa, a fim de ter uma leitura conjunta com a família, e na semana seguinte debatem os livros em sala de aula, junto com os colegas. Além de criar o hábito da leitura entre pais e filhos”, garante Ricardo.

O fundador do projeto acredita que os livros ampliam horizontes e transformam vidas. “Quanto mais cedo a criança tiver contato com eles e perceber o prazer que a leitura produz, maiores serão as chances de se tornar um adulto leitor”, ressalta Ricardo. De acordo com ele, em uma das bibliotecas montadas pelo projeto no interior de Goiás foi possível arrecadar mais de 4 mil livros. Esse acervo atende 450 alunos e se tornou o maior da cidade.

Crédito da foto: Camila Tamires

O projeto conta ainda com a ajuda de muitos voluntários, empreendedores, empresas, o público nas redes sociais, além de artistas que apoiam as campanhas de arrecadação de livros infantis. Entre eles Tiago Abravanel, Reynaldo Gianecchini, Rafa Kalimann, Andressa Suita, Danila Guimarães, Felipe Araújo e as irmãs Maiara e Maraisa.

 

A importância da leitura e das bibliotecas comunitárias

Quer conhecer mais sobre o projeto e entender a importância das bibliotecas comunitárias? Acesse o Portal do Associado e assista o terceiro episódio da websérie Revista Appai Educar Convida. Por lá, conversamos com Ricardo Cabello, com a escritora de livros infantis Priscila de Albuquerque e com uma instituição assistida pelo PPAS que oferece diversas atividades voltadas para a valorização do livro, leitura e literatura.


Por Jéssica Almeida
Foto de abertura: Banco de imagens gratuitas do Freepik.


Podemos ajudar?