Diário Sonoro

Podcast revive o formato rádio escola entre alunos


Que o rádio é desde o século XIX um dos maiores meios de comunicação de massa, não há dúvida. Mas bem sabemos que a evolução tecnológica abriu outras possibilidades, como o telefone, televisão, celular, internet e mais recentemente o podcast, que é um programa de rádio que pode ser ouvido pela internet a qualquer hora, por meio do celular ou do computador.

E foi utilizando a plataforma do podcast que o professor Rafael Adorján, que leciona na Escola Municipal Manoel Cícero, idealizou o projeto de criação sonora Educasomos, cujos conteúdos estão sendo aplicados coletivamente com o protagonismo dos alunos das turmas de 6º e 7º ano.

 

Podcast dentro e fora da escola

De acordo com o professor Rafael, um dos eixos do projeto é marcado pela transição do retorno do remoto para o presencial, evidenciando que a cultura digital não necessariamente precisa ser feita somente a distância, já que pode ser trabalhada no contexto da sala de aula.

“Trata-se da criação de um podcast, que remete ao formato das rádios escolas a partir de atividades relacionadas ao retorno presencial dos alunos em sala de aula, bem como traz o objetivo de responder aos desafios que o isolamento social e os formatos remotos trouxeram para a educação”, explica Rafael.

 

O dia a dia da escola em podcast

A fim de que o projeto caminhe bem em sua concretude, o professor revela que são usadas ferramentas de fácil acesso já disponíveis na escola, como celular e microfone. “As gravações estão sendo realizadas e transmitidas através de plataformas de mensagens como o Whatsapp. O conteúdo desse material é pautado a partir de três eixos de conhecimento: Escola, Comunidade e Museu”, comenta Adorján.

Dentro dessa grade de planejamento, cada eixo tem tido uma forma diferente de participação, reunindo atividades sobre a história da escola, entrevistas, captação de sons dentro e fora da instituição e a elaboração de um diário sonoro que envolve ações do cotidiano. Todas essas possibilidades aparecem como proposições para integrar o podcast.

Dessa maneira construtiva, a pesquisa sobre esse veículo vem ganhando parceiros colaboradores, entre eles a participação da atriz e professora Priscila Maia, que, segundo o idealizador do projeto, já vem desenvolvendo na escola a oficina criativa “Palavras Dançantes”, de contação de histórias a partir do corpo em movimento.

 

Um podcast em composição

Outro apoio nessa construção interdisciplinar veio da professora Flávia, de Educação Física, que abordou uma história falando sobre a escola, na qual os alunos fizeram as vozes dos narradores, inclusive do Manoel Cícero (patrono da instituição). Diante de todo esse movimento sonoro, com o Brasil sendo o segundo país que mais consome esse serviço, e ainda o fato de 40% dos que usam internet no Brasil já terem ouvido algum podcast, o projeto Educasomos muito em breve estará veiculando, certamente com muito sucesso de audiência, o seu produto final, que é o diário sonoro, mostrando uma diversidade de episódios que vão contribuir, ainda mais, no desenvolvimento do ensino e aprendizagem para a comunidade escolar.


Por Antônia Lúcia
Escola Municipal Manoel Cícero
Praça Santos Dumont, 86 – Gávea – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22470-060
Tel.: (21) 2512-6111
E-mail: emcicero@rioeduca.net
Professor: Rafael Adorján


Podemos ajudar?