BioParque do Rio

Um novo conceito de zoológico


Diferente de tudo que você conhece sobre o antigo zoológico, o BioParque do Rio de Janeiro veio escrever um novo capítulo na história da conservação de espécies no Brasil e ser o cenário de diversas lembranças inesquecíveis que você vai construir com seus alunos!

Deixando de lado toda a antiga concepção de zoológicos e coleções de animais, o BioParque prioriza o bem-estar e a manutenção de espécies. Baseado no tripé ecológico, com a pesquisa, conservação e educação, o espaço revitalizado conta com uma equipe especializada sobre a fauna e a flora. Além disso, também são realizadas diversas pesquisas científicas em parceria com renomadas instituições.

O novo local busca envolver toda a comunidade que acredita no seu propósito de educação, pesquisa e conservação. Por este motivo, 5% da receita dos sócios do BioParque são revertidos para projetos que visam combater a extinção dos animais que vivem no parque. Logo, quem adquire o plano de sócio da instituição também apoia diretamente essa transformação.

O BioParque do Rio está situado na Quinta da Boa Vista, no coração de São Cristóvão, também conhecido como Bairro Imperial. O local da antiga residência da Família Real hoje reúne história, natureza, cultura e lazer, além de ser um dos maiores parques urbanos do Rio de Janeiro, com cerca de 155 mil metros quadrados.

Local onde quem fica solto são os bichos, já que o BioParque possui diversos ambientes que parecem teletransportar para o bioma raiz quem visita a instituição. Agora o espaço conta com a Savana Africana, Carnívoros, Asiáticos, Imersão Tropical, Vila dos Répteis, Ilha dos Primatas, Fazendinha, Reis da Selva, Cerrado e o imponente Jardim Burle Max, concebido a partir da inventividade de um dos maiores paisagistas do Brasil e do mundo, Roberto Burle Marx. Ele desenvolveu esse projeto para o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro em 1946, conceituando um local para aves aquáticas.

O docente que deseja levar seus alunos a esta saída de campo pedagógica pode entrar em contato preenchendo o formulário e aguardar o retorno da equipe sobre o assunto.

Quero levar meus alunos!


Por Richard Günter
BioParque do Rio
Parque da Quinta da Boa Vista, s/nº
São Cristóvão – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20940-040
Tel.: (21) 3900-6672
Funcionamento: todos os dias de 9 as 17h.
E-mail: contato@bioparquedorio.com.br
Site: www.bioparquedorio.com.br
Fotos: Assessoria BioParque do Rio
Fontes: BioParque do Rio e Prefeitura do Rio


Podemos ajudar?