Monumento Estácio de Sá


Quem passa pelo Aterro, quase na divisa entre os bairros Flamengo e Botafogo, na Zona Sul do Rio, sempre se depara com um monumento feito em pedra, que fica localizado de frente para o impressionante morro do Pão de Açúcar. O espaço também é muito requisitado na hora de oficializar as fotografias de formatura acadêmicas. Apesar de sua importância, poucos sabem seu nome, quem foi Estácio de Sá e, muito menos, que existe uma parte interna.

O monumento é uma homenagem ao fundador da Cidade do Rio de Janeiro, o português Estácio de Sá, que faleceu após dois anos de luta contra os francesas, para retomada da terra. Tem o objetivo também de ser um marco de celebração da fundação da cidade.

O local possui uma área de 450 m², em forma de triângulo, do qual um dos vértices aponta para o Morro Cara de Cão, local de fundação da cidade, e é dividido em dois níveis. No piso inferior, uma porta de bronze, de autoria do escultor Honório Peçanha, dá acesso ao subsolo onde estão impressos em relevo o primeiro mapa quinhentista da Guanabara e o brasão do fundador. Nele, réplicas da lápide de Estácio de Sá e do marco de fundação estão depositadas sobre uma caixa de areia que representa a praia onde ele desembarcou e fundou a cidade. Uma estrutura de vidro trapezoidal na laje do monumento cria um efeito de claraboia no salão, permitindo que os raios solares entrem e incidam sobre a cripta e o marco. No piso superior, encontra-se o marco comemorativo, um obelisco de 17 metros de altura.

O local está equipado com computadores que podem ser usados para pesquisa e totens multimídias, onde turistas e cariocas poderão conhecer um pouco mais sobre a história do Rio, através de um conteúdo audiovisual. O centro conta também com um espaço destinado a exposições de arte, fotografias, esculturas, pinturas, encenações e apresentações musicais. Possui, ainda, um auditório com capacidade para 37 pessoas com projetor, telão e televisores de LCD, podendo ser utilizado para sessões de cinema, palestras, workshops, entre outras atividades.

 

Curiosidades

A base onde está instalada a pirâmide foi construída com pedras antigas, provenientes de demolições ocorridas ao longo dos anos 1960

A porta de bronze do espaço de visitação, no subsolo, exibe reproduções do brasão de Estácio de Sá e de um mapa de 1574

O monumento foi construído nas proximidades de onde teria acontecido a Batalha das Canoas, em 1566. Reza a lenda que São Sebastião apareceu em meio à fumaça causada por uma explosão acidental e ajudou os portugueses

O subsolo exibe uma réplica da lápide de Estácio de Sá, cujo original está na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca

Por conta da pandemia do coronavírus, a visitação está suspensa por tempo indeterminado. Mas você pode conhecer melhor o local através do site ParquedoFlamengo.com.br/monumento-estacio-de-sa.


Por Richard Günter
Fontes: Parque do Flamengo | Veja Rio
Monumento Estácio de Sá
Av. Infante Dom Henrique – Flamengo – Rio de Janeiro
Fotos: divulgação/Prefeitura do Rio


Podemos ajudar?