Estudando em casa

Professora desenvolve projeto para auxiliar alunos nos preparatórios para concursos durante o período de distanciamento social


Um dos principais desafios durante a pandemia está sendo o ensino remoto e, através dele, manter a qualidade de ensino mediante  tantas limitações ou desafios. Por isso, a professora de disciplinas pedagógicas Verônica Santos Carreiro desenvolveu um projeto durante a pandemia em que oferece aulas on-line, com foco nos preparatórios para o magistério público através da plataforma Meet.

A educadora conta que a proposta surgiu em outubro de 2020, durante as aulas de ensino remoto do Instituto de Educação Rangel Pestana, localizado em Nova Iguaçu. “A pandemia impossibilitou o aluno de estudar em preparatórios para o magistério público oferecidos em alguns cursos de maneira presencial. Além disso, os estudantes formados no final de 2020 talvez não conseguissem ingressar nesses cursos pelo fato de ainda não possuírem renda, o que por vezes torna difícil arcar com as mensalidades cobradas”, explica.

Segundo Verônica, com o advento da pandemia os alunos se depararam com a realidade, nada familiar, do ensino remoto. As aulas aconteciam respeitando o currículo mínimo da grade da disciplina, mas, com as notícias sobre concursos e o desejo de aprender mais sobre os conteúdos indicados nos editais, surgiu a proposta por parte da professora para que os encontros continuassem, com foco nos assuntos que são cobrados nas provas de concurso público para a educação.

A docente conta que o foco inicial dos estudos estava na preparação para o concurso da prefeitura de Nilópolis, município próximo a Nova Iguaçu, cidade de moradia da maioria dos alunos, mas depois estendeu-se também para o concurso da Seeduc. “Com isso, outros alunos foram aderindo à ideia, somando conosco nos encontros, que acontecem uma vez por semana”, explica.

O intuito do projeto Rumo à Docência na Escola Pública – Estudando em Casa é preparar os alunos para concursos públicos na área da educação, com foco nos conteúdos mais cobrados nas provas, além de desenvolver a habilidade dos estudos na área de conhecimentos pedagógicos com a intenção da preparação para esses concursos.

De acordo com Verônica, as aulas são gratuitas e os conteúdos selecionados são baseados nos editais de concursos anteriores. “As aulas são agendadas e acontecem na plataforma Google Meet semanalmente, com duração de aproximadamente 90 minutos. Os alunos são convidados a tirar dúvidas e expor suas opiniões durante a correção dos exercícios. O foco são os conhecimentos pedagógicos, com a possibilidade de estender-se também para Língua Portuguesa”, explica.

 

Ela destaca ainda que os resultados obtidos com o projeto são de alunos engajados, interessados e focados nas aulas. “Sempre admirei o trabalho da professora Verônica, a forma como ela aborda e apresenta os conteúdos é algo motivador. Às vezes temos dificuldades em alguns assuntos, mas ela consegue mostrar para você que é simples e fácil compreender esse conteúdo. Esse curso é mais uma oportunidade de conhecimento e aprendizado”, afirma Ana Lívia Carvalho.

Já o colega Jorge Muniz ressalta que o projeto foi um socorro em meio à pandemia. “É fascinante como ele nos proporcionou segurança e tranquilidade! Estou com uns concursos para fazer e, certamente, pude tirar muitas dúvidas e agregar muito conhecimento. Sinto-me preparado! Aulas dinâmicas e com propriedade no assunto. Obrigado, professora!”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Fotos cedidas pela professora e banco gratuito de imagens do Freepik.


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