Primeira infância ganha centro de pesquisa específico

Criado pelo Instituto Insper, local vai promover estudos para qualificar educação dos pequenos


A educação da primeira infância ganhou mais um incentivo. Com o intuito de qualificar ainda mais os estudos nessa faixa etária, o Insper criou neste ano o Centro Brasileiro de Pesquisa à Primeira Infância (CPAPI). A missão do projeto é desenvolver pesquisas que estimulem novos pensamentos acerca desse período da educação infantil. Através de pesquisa científica, serão criadas propostas para formulação de políticas públicas com base em evidências.

No evento de lançamento, que foi totalmente on-line por conta da pandemia do coronavírus, foi realizado um webinar transmitido pelo Youtube onde foram apresentadas todas as propostas do novo centro de pesquisa. Totalmente em inglês, a transmissão tem tradução simultânea e intérprete de Libras.

De acordo com a apresentação, o centro planeja desenvolver uma plataforma para armazenar informações coletadas em uma amostra de crianças e integrá-las a registros administrativos de educação e outros setores. Alimentada por meio de aplicativos, ela poderá ser acessada por profissionais e gestores públicos, que serão incentivados a utilizar os indicadores na elaboração das políticas.

O CPAPI também pretende promover a capacitação de profissionais na área educacional, bem como de estudantes de Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação. Apesar do público distinto, o objetivo é único: aprimorar e difundir o conhecimento acerca dos impactos de um desenvolvimento infantil saudável.

No Brasil, as barreiras socioeconômicas, educacionais e culturais ainda impedem as crianças de desenvolver todo o seu potencial. Por isso, de acordo com a presidência do Instituto, “o Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus”, define a nota enviada à Revista Appai Educar.

A promessa também é que diversos materiais sejam disponibilizados de forma gratuita e on-line para auxiliar professores em suas demandas.

Confira o webinar completo do Insper para refletir sobre a Educação Infantil


Por Richard Günter
Fonte: Insper
Site: www.insper.edu.br


Podemos ajudar?