Dicas para quem está estudando um novo idioma

Aproveitou esse período em casa para aprender um novo idioma? Confira algumas sugestões que selecionamos para você!


Um dos itens presentes nas listas de muitas pessoas é aprender um novo idioma. Se para muitos a falta de tempo era algo que impedia, o período de isolamento social e a crescente oferta de aulas remotas apareceram como uma janela de oportunidade para tirar a ideia do papel. No entanto, para aproveitar o máximo possível os estudos on-line, é necessário ainda mais dedicação e organização do que nas aulas presenciais.

O docente da área de idiomas do Senac São Paulo Cícero Oliveira ressalta que é importante o aluno pensar num plano de estudos: dias, horários para se dedicar à aprendizagem e quanto tempo terá para cada competência. “Lembrando que o contato diário com a língua – ainda que curto, de 10 a 30 minutos – é mais importante do que longas horas estudando em um só dia”, garante.

Outro que reforça a importância de um cronograma de estudos é André Andrade, também docente da área de idiomas do Senac. “Em um dia é possível fazer uma atividade com música e, nos outros, um exercício de gramática on-line, ler um texto, escrever frases sobre sua semana em uma espécie de diário, ver uma série, conversar com alguém por áudio ou algo do tipo”, exemplifica.

Um ponto muito importante para quem deseja iniciar ou retomar o estudo de idiomas remotamente é saber que não existe um padrão que sirva para todos. O estudante precisa descobrir o ritmo e a intensidade que funcionam melhor para si, respeitando seu tempo e sua rotina de compromissos.

“Um ponto muito importante para quem deseja iniciar ou retomar o estudo de idiomas remotamente é saber que não existe um padrão que sirva para todos”

 

Então se você deseja começar ou retomar o estudo de um novo idioma, confira as dicas preparadas pelos docentes do Senac São Paulo:

1) Uma vez decidido o idioma que se deseja estudar, é importante definir uma prioridade inicial: falar (produção oral), compreender o que se fala (compreensão oral), escrever (produção escrita) ou ler (compreensão escrita).

2) A partir daí é preciso estabelecer um cronograma com dias de aulas, exercícios, atividades lúdicas, algum hobby temático etc.

3) Também é bom pesquisar materiais na internet. Vale tudo: sites, jornais, canais de YouTube, podcasts, livros on-line, músicas e até mesmo séries no idioma escolhido.

4) É importante perceber o método que funciona melhor para você! Aprende bem com áudio, vídeo, leituras? O ideal é se aprofundar no que mais tem facilidade.

5) Ao mesmo tempo, tentar sempre que possível diversificar as atividades. Se sentir dificuldade em gramática, por exemplo, a dica é acrescentar um exercício semanal para treinar.

6) Manter o ritmo. Em idiomas, a constância é uma das coisas mais importantes para o aprendizado. Isso inclui seguir treinando após o período de isolamento social.

Lembrando que a Appai oferece remotamente cursos de inglês, espanhol, francês, italiano e libras. São aulas dinâmicas para você estudar quando e onde quiser! Para mais informações acesse a página EAD Appai em nosso site.


Por Jéssica Almeida
Fonte:
Assessoria de Comunicação do Senac São Paulo.


Podemos ajudar?