De manhã cedo é o melhor horário para estudar?

Saiba o que especialistas médicos e educacionais dizem sobre acordar cedo para estudar


Alguns dizem que pela manhã, outros pela tarde. Há quem diga também que a noite seja o melhor período para focar nos estudos. Mas, de acordo com a médica Janaína Mattos, é primordial que o próprio estudante faça essa análise, pois só ele conseguirá obter uma resposta mais precisa. Isso se dá porque cada pessoa tem seu ritmo e horário para estudar. “Chamamos isso de ciclo circadiano, um ritmo biológico que possuímos de forma individual”, explica a médica.

Para você saber qual o melhor horário pra estudar, precisa responder as seguintes questões: em qual período do dia você sente que tem mais foco e energia? Em qual horário sua motivação está melhor? “Essa é uma questão simples que contribui na identificação do seu momento mais propício”, esclarece Janaína.

Apesar de frequentemente ouvirmos dizer que é preciso acordar cedo para aproveitar melhor o dia, é bem claro que essa afirmação não se enquadra para todo mundo quando o assunto são as atividades escolares. “Não adianta despertar cedo, cansado e com sono e tentar estudar, pois só vai perder tempo e não terá o foco necessário. Para conseguir aprender com qualidade é preciso direcionamento e energia”, ratifica Leandro Piccini, professor de história e especialista em aprendizagem.

Ele diz ainda que um dos maiores erros que as pessoas cometem é apenas acordar cedo e não saber o que fazer. Por isso, é preciso ter o material preparado, um plano de estudos com os horários, matérias e atividades prontos, para deixar claro o que deve ser feito.

Já para a médica ortomolecular Jacqueline Renault, é imprescindível que o estudante tenha uma noite tranquila de sono e uma boa alimentação para conseguir bom rendimento na aprendizagem. “Mesmo que não estude pela manhã, é importante acordar cedo, não se deitar tarde, realizar as refeições nos horários certos e ainda conciliar com alguma atividade física, como uma caminhada pela manhã, por exemplo. É neste momento que se deve pegar, também, 20 minutos de sol sem protetor solar, para ativar a vitamina D, que é uma grande aliada do processo de aprendizagem”, intensifica Jacqueline.

 

Você é do dia ou da noite?

Faça o teste e saiba como funciona o seu relógio biológico

| AQUI |


Por Richard Günter
Foto: Adobe Stock


Podemos ajudar?