Seu aluno tem pouco tempo pra estudar?

Saiba como orientá-lo para aproveitar melhor o tempo disponível


Quando os alunos chegam no Ensino Médio, muitos deles acabam precisando dividir o tempo com o primeiro emprego. E muitas vezes terminam acumulando conteúdo, obtendo um menor rendimento e consequentemente sendo reprovados ou desistindo do ano letivo. Diante deste cenário de trabalho, rotina e afazeres, acabam de certa forma se complicando os estudos, mas nesta matéria vamos ajudar você a orientar seu aluno a vencer este desafio.

Primeiramente, é importante lembrar que um estudante do Ensino Médio que esteja realizando estágio deve trabalhar no máximo 6 horas por dia, de segunda a sexta, com a fi nalidade de que esta atividade não interfi ra no horário regular das tarefas escolares. E em caso de trabalho fi xo, a partir dos 16 anos, esses alunos precisam ser orientados pelos professores a não desistirem dos estudos, por mais difícil que seja. Vale lembrar ainda que esta fase de trabalho e estudo se estenderá por muitos anos, levando em conta que provavelmente os próprios estudantes realizarão uma graduação futuramente.

Mas vamos às nossas dicas. Uma delas é primordial: para estudar com pouco tempo é preciso se organizar. Afinal, é de extrema importância ter uma rotina de atividades bem planejada. Ajude seu aluno a criar um plano de estudos onde seja definido o tempo ideal para se dedicar às tarefas. Certamente, isso facilitará o aprendizado. Vamos supor que ele só tenha o período noturno para realizar as atividades.

Então dedique de uma a duas horas para rever o conteúdo assistido em aula e fazer as lições de casa. Peça para ele aproveitar ao máximo esse momento.

Um outro ponto a ser destacado é deixar claro ao aluno que ele não precisa se sentir chateado ou culpado por não ter mais tempo para estudar. O importante é aproveitar este momento para se dedicar e conseguir assimilar a maior quantidade de conteúdo possível. Então, evitar distrações é essencial para obter um foco no aprendizado. Durante o estudo, escrever o que foi absorvido, sintetizar as ideias do que se está estudando são ótimas formas de estimular a memorização. Assim é possível se envolver e refletir sobre o conteúdo. Grifar com caneta marcatexto e desenhar também são recursos somatórios.

Enfatize ao seu aluno que tem mais valor estudar um pouco com qualidade do que muito não absorvendo nada. Se o tempo dele for bastante restrito, oriente a estudar apenas uma matéria ao dia, pois isso facilitará a assimilação.

Quem percorre um longo caminho no trânsito entre escola, trabalho e casa deve aproveitar o tempo para revisar o conteúdo. Mantendo essa rotina focada no estudo, a pouca disponibilidade se transformará num excelente resultado.

Certamente, em algum momento você ouvirá de seu aluno que o estresse e o cansaço o levaram a deixar de estudar e ficar no sofá assistindo televisão ou interagindo na internet. Professor, seja enfático com ele neste momento e oriente-o para não fazer isso, afinal essa escolha representa um engano a si mesmo, pois dessa forma seus objetivos e metas deixam de ser prioridade. Lembre a ele dos motivos por que está se dedicando diariamente, pois isso o ajudará a continuar fi rme nos estudos.

Claro, o importante quando se menciona a palavra “disciplina” é promover refl exão e consciência a ser realizada diariamente, para que se torne um hábito sólido. E por último, seja compreensivo com seus alunos, pois essa nova fase gera um grande conflito entre o que se quer e o que se deve fazer. E se eles forem bem orientados sobre a importância dos estudos, logo estarão adaptados e firmes entre o mundo acadêmico e o profi ssional.


Por Richard Günter
Fontes: Infoescola | Globo Educação | Descomplica


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