BRINCADEIRAS PARA FAZER EM CASA E DIVERTIR A GAROTADA

Que tal resgatar algumas brincadeiras do passado? Aproveite esse período em casa e foque em atividades cheias de afeto!


Foto por Patricia Prudente em Unsplash

Com tanta tecnologia e recursos à disposição, esquecemos de coisas simples como as brincadeiras que desenvolvem a criatividade dos pequenos e não precisam de materiais muito elaborados. O Massacuca é um projeto focado na experiência do brincar, nos pequenos tesouros do dia a dia e na riqueza dos objetos comuns que, ressignificados, transformam-se em brincadeiras cheias de afeto. Onze delas, todas muito simples, que podem ter sido esquecidas ao longo do tempo, foram recuperadas pelo portal durante esse período de isolamento.

Que tal descobrir essas ideias e colocar em prática com os pequenos? Para exemplificar, o Massacuca desenvolveu uma série de vídeos e disponibilizou no canal deles no Youtube.

 

Desenhando na janela

Pegue alguns pedacinhos de papel celofane e um pouco de água. Molhadas, as formas grudam no vidro e viram desenhos, compondo um mural em movimento que transforma os cenários cotidianos. Quem sabe esses desenhos possam expressar um pouquinho do que acontece dentro de casa para quem passa lá fora e vê pela janela?

 

 

Construindo cabanas

Tem dias que a gente precisa de aconchego, de um cantinho para relaxar. Esse espaço pode virar castelo mágico, nave espacial ou caverna. Montar cabanas é uma atividade cheia de acolhimento e afeto. Arraste as cadeiras, use lençóis, almofadas, os enfeites de natal, as decorações de aniversários passados.

 

Construindo cidades

Dá para trazer um pouquinho de lá de fora para dentro da nossa casa! Você vai precisar só de fita crepe colada no chão e muita imaginação. Assim nasce uma cidade no meio da sala, onde transitam brinquedos, objetos da casa e pessoas. Até os livros entram no faz de conta, virando túneis e garagens.

 

Pulando pegadas

Hora de se movimentar! Para criar circuitos, corte grandes patas de monstro feitas com papelão e espalhe pela sala, colando com pedacinhos de fita crepe no assoalho e nos bancos. A brincadeira é seguir as pegadas sem cair ou pisar no chão. Vale fazer com almofadas, só com a fita crepe colada no chão, com pedaços coloridos de papel. Depois mude tudo de lugar e proponha um novo desafio!

 

Empilhando

É uma brincadeira bem antiga e até hoje diverte desde os pequenos até gente grande! Copos, latas, potinhos, tudo serve para empilhar. O desafio é deixar bem alto, mas gostoso mesmo é derrubar para então recomeçar.

 

Jogo da velha

Encontre um cantinho na casa e crie seu tabuleiro com fita crepe no chão e use pratinhos de papel como peças. Divertido, né? Pode ser menor, para jogar com pedrinhas ou até bem maior. A única regra é reinventar!

 

Congelando objetos

Coloque objetos em uma bacia com água e deixe no congelador por algumas horas. Retire a grande pedra de gelo e convide as crianças para resgatarem os objetos congelados com a ajuda de alguns utensílios e um pouco de água morna. Funciona muito bem brincar durante a hora do banho também!

 

Poção mágica

Pode ser aquele tempero esquecido na gaveta, folhas e flores secas, um pouco de pó de café ou qualquer ingrediente que encontrar. Quando a poção estiver pronta, distribua magias para outras crianças e adultos!

 

Pedra, papel e tesoura

É um jogo divertido que só precisa das mãos para acontecer e dá para brincar em qualquer cantinho da casa. A regra é simples: pedra quebra tesoura, tesoura corta papel e papel embrulha pedra.

 

Brincando com as mãos

Mãozinhas e dedos em movimento também viram brincadeira. Invente um jogo de imitar, fazendo gestos com as mãos para que as crianças copiem. É preciso ficar atento e ser rápido! Para os mais velhos, crie uma sequência e vá acrescentando movimentos a cada rodada. O desafio é imitar tudo sem deixar escapar nada.

 

Derrubando fila

Blocos de madeira transformam-se em diferentes brincadeiras. Colocados em fila formam desenhos e caminhos, onde a diversão está em experimentar as muitas possibilidades. Será que todas as peças caem quando empurramos a primeira? Será que uma fila consegue derrubar uma torre inteira? Experimente!

E você, tem outras sugestões de brincadeiras? Envie seu relato para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br ou poste uma foto do pequeno em sua rede social e use a hashtag #souappai. Vamos adorar ver!


Por Jéssica Almeida
Fonte: Lunetas.


Podemos ajudar?