Aprenda a ensinar com o Instagram

Uma das plataformas mais acessadas pelos jovens pode ser o caminho para aulas mais atraentes e engajadas


Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram vem ganhando cada vez mais impulso e espaço entre jovens e adultos. E o que inicialmente era apenas uma plataforma de entretenimento ganhou contornos e ressonância nas salas de aula.

Com muita frequência ferramentas tradicionais como lápis, papel e borracha, usadas em sala de aula por alunos e professores, vêm sendo gradativamente substituídas por uma tecnologia on-line mais interativa, norteada por softwares e aplicativos baseados em inteligência artificial.

E se você, professor, ainda não começou a aproveitar o poder do Instagram para engajar ainda mais as suas aulas, o momento não poderia ser mais oportuno. Pois é exatamente isso que educadores de todo o mundo estão fazendo, encontrando maneiras de usar essa mídia social para se envolver com seus alunos e pais.

 

Por onde começar?

1 – É bastante simples. Primeiramente, professor, você deve criar uma conta exclusiva somente para usar em seus conteúdos de sala de aula e em temas relacionados à classe. Não misture com sua conta pessoal.

2 – É interessante que essa conta seja seguida, sobretudo, pelos alunos e seus pais. É claro que, se houver pessoas com interesses afins, elas são sempre bem-vindas.

3 – Depois de abrir a sua conta, um outro passo não menos importante é pesquisar #hashtags, que consiste num termo usado nas mídias sociais com o objetivo de direcionar o usuário para uma página de publicações relacionadas àquele tema ou a uma discussão.

4 – Então comece a postar suas imagens e conteúdos imediatamente.

Contudo, sabemos que esse momento de isolamento vem desafi ando a comunida de escolar em muitos aspectos. Entre eles, a mudança de papéis imposta pela pandemia, em que pais tiveram que se transformar em educadores. E professores, que usar toda a sua habilidade e competência para se reinventarem frente à aceleração do uso dessas tecnologias, que até então eram vistas apenas como janela para o entretenimento, a exemplo do Instagram.

Por isso trouxemos algumas dicas para serem usadas em sua classe e que podem ajudar você a deixar suas aulas mais interessantes e interativas. Vamos lá!

 

Encontre ideias impressionantes

A foto pode ser um ótimo recurso para se ganhar mais tempo, em vez de anotar. As hashtags também são uma boa opção para manter a organização das imagens

Os comentários também podem ser um canal para se discutir os assuntos referentes às postagens, além de gerarem interação pela possibilidade de marcar outros colegas nos vídeos e nas fotos.

O vídeo pode ser usado como um método para avaliar e acompanhar os conhecimentos dos conteúdos ministrados, incentivando o compartilhamento desse material a um amplo público via Instagram.

A conta do Instagram de sua turma é o lugar perfeito para o professor divulgar as fotos dos projetos e atividades realizadas presencialmente ou a distância.

Existem também muitas contas de professores e ligadas à educação que fornecem ideias para tudo, desde quadros de aviso a projetos científicos. Comece pesquisando  #professora #o #educa #professor #pedagogia #escola #edagacaoporpedagogiaporamor #educacaoinfantil #professores #pedagoga #oinfantil #como #crian #saladeaula #vidadeprofessora #a #ensinofundamental #enem #professorasdobrasil #psicopedagogia #professoraporamor #souprofessora #professorando #educadora e siga para onde a hashtag o levar.

Mostrar trabalho do aluno

O Instagram pode ser o lugar perfeito para exibir as atividades dos estudantes e dar aquele up na autoestima da turma.

 

Boas memórias

Mostre aos pais de seus alunos um pouco do seu dia a dia com seus filhos. Da mesma forma que os filhos sempre gostam de saber como é a rotina de seus responsáveis em seus trabalhos, os pais ficarão felizes em poder compartilhar esse momento da vida de seus rebentos.

 

Criar projetos com uma pegada dos alunos

A mídia social é a linguagem desta geração, então porque não usá-la de forma favorável em sua disciplina. Uma ideia seria pensar junto com seus alunos de que maneira, por exemplo, eles fariam para que ícones da literatura tivessem mais engajamento e interação em seus posts no Instagram. Como seria o feed desses personagens? Quem seriam seus seguidores? Quais fotos eles postariam? Que hashtags eles usariam?

 

Seja mais que professor de seu aluno, seja “parça”!

Professor, que tal você dar aquela forcinha a mais nos trabalhos de seus alunos postando lembretes no Instagram acerca das tarefas de casa e projetos, bem como publicar tutoriais imagem a imagem. Essa mídia é um excelente local para se levantar uma roda de conversa nos comentários, incentivando assim os mais tímidos na oralidade, além de abrir um canal a mais para que os estudantes possam tirar suas dúvidas e pedir aquela santa ajudinha do “teacher”.

Finalmente, à medida que essas ferramentas ganham mais projeção entre seus usuários em sala de aula, a comunidade educacional expande uma nova porta de usabilidade a favor do conhecimento.  Afi nal, esse é o momento de ensinar e aprender cidadania digital, pois, ao usar uma mídia tão presente na rotina dos alunos, certamente a lição para ambos os lados terá um reforço a mais no ganho das habilidades e competências tanto do discente quanto do docente.


Por Antônia Lúcia
Fontes: www.brasilescola.uol.com.br
www.desafi osdaeducacao.grupoa.com.br


Podemos ajudar?