A música como instrumento de pesquisa

Cantora Joanna participa de projeto pedagógico em escola pública


Sem dúvida, estar próximo de alguém famoso no cenário musical dá um brilho nos olhos. E é exatamente por esse motivo que um projeto pedagógico foi realizado, porém de uma forma bastante criativa e metodológica. Isso porque a cantora Joanna recebeu convite para estar no Colégio Estadual Padre Anchieta onde sua vida profissional foi abordada numa grande pesquisa feita pelos alunos, que reuniu matérias como Língua Portuguesa, Artes e Matemática.

Fã incondicional da música popular brasileira (MPB), o diretor da unidade escolar, Renan de Oliveira Costa, não perdeu tempo ao lembrar que a cantora recentemente completou 40 anos de carreira. Assim, organizou com muito esforço e dedicação um evento para explorar a cultura musical através das obras de Joanna no projeto Sessão das Quinze.

A escolha da cantora para este evento se deu em função de seu exemplo de trabalho e persistência contínuos até se consagrar como compositora e cantora reconhecida por outros artistas de maior prestígio, como Milton Nascimento e Gonzaguinha. Joanna ressalta como a escola participou de sua formação artístico-pessoal. “Eu sou fruto dessa educação escolar, sou fruto dessa missão dos professores. Estar aqui é concretizar um sonho de voltar alguns anos e viver como, através do ensino público, me tornei a cantora que sou hoje em dia”.

O projeto pedagógico teve como metodologia principal a pesquisa. Para isso, os estudantes precisaram ir atrás de algumas respostas para que no dia do evento pudessem expressar artisticamente. Uma das questões foi “quando a cantora começou a ficar famosa?”. A resposta veio dos alunos da professora de Língua Portuguesa Néia Albino, que revelaram que Joanna começou a se destacar no programa do Chacrinha. E, no dia da culminância, um jovem representou o “Velho Guerreiro”, apresentando a Discoteca do Chacrinha. Diogo Moisés, do nono ano, conta como conseguiu desempenhar o papel dessa tradicional figura: “A professora pediu para eu pesquisar, para incorporar o personagem mesmo. Verifiquei no Youtube como é que ele entrava no palco, os bordões, ‘Terezinha’, essas coisas que ele falava; trabalhei bastante para entrar no papel”, conta o jovem.

Além dos alunos, a equipe escolar também colocou a mão na massa para produzir o conteúdo do evento. A direção, por exemplo, filmou depoimentos de amigos de Joanna, tais como Daniel Gonzaga e Elba Ramalho, que a parabenizaram. A equipe conseguiu ainda uma carta da irmã da cantora, que lhe produziu grande emoção.

Joanna estudou em uma escola pública municipal da Pavuna e por isso demonstrou grande afinidade com o C. E. Padre Anchieta. “Graças a Deus tive a oportunidade de voltar a uma escola em Duque de Caxias, lembrando com muito carinho tudo que aprendi. Foi graças ao brilho e à mágica do ensino que me tornei uma cidadã comum e do mundo. Todo cidadão brasileiro tem direito à educação”, ressalta a cantora.

A professora de Matemática Elaine Marinho diz que a região da comunidade escolar é muito pobre em eventos artísticos, e os alunos conhecem muito pouco da verdadeira cultura brasileira. “Com esses encontros eles saem um pouco do cotidiano daquelas músicas de massa que tocam nas rádios ou mesmo nos canais que eles escutam no celular”. A professora cita que a música os motiva a pesquisar a vida dos artistas, de onde vieram, o que fizeram e, dessa forma, eles acabam conhecendo os grandes nomes da cultura. “Os alunos são muito imediatistas e não estão acostumados a esse processo de pesquisa, por isso este projeto é superimportante para eles”, ratifica Elaine.

Para a aluna Mariana Oliveira, de 15 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio, o projeto foi um sucesso! “Pais, alunos, profissionais e todos os convidados estavam reunidos para prestigiar a música brasileira, que é tão bem representada pela cantora Joanna. Foi um grande prazer participar de mais um evento, que prova que com muita dedicação e carinho é possível fazer uma escola pública de qualidade e cheia de Artes!”.

Você pode conferir o jornal clicando aqui!

Ao final do projeto os alunos produziram um jornal relatando todo o processo de construção da pesquisa até a concretização, contando com produção textual de forma colaborativa.

Através do projeto Sessão das Quinze, o diretor-geral da unidade escolar, Renan de Oliveira Costa, vem fomentando o conhecimento das artes brasileiras no colégio desde 2013. Em outras edições, já realizaram homenagens aos cantores: Gonzagão e Gonzaguinha e Daíra cantando Belchior. Assim, a comunidade escolar estreita, cada vez mais, laços com a cultura popular.


Por Richard Günter
Colégio Estadual Padre Anchieta
Av. Trinta e Um de Março, s/nº – Parque Paulista, Duque de Caxias/RJ
CEP: 25261-000
Tel.: (21) 3666-1278
E-mail: cepadreanchieta@hotmail.com
Fotos cedidas pela escola


Podemos ajudar?