Você é diretor escolar?

Com 8 passos vamos te ajudar a organizar a gestão da sua unidade escolar


Para ocupar a função de diretor escolar é preciso estar de olho desde as relações entre a equipe escolar até as finanças e burocracias exigidas pelas secretarias de Educação. Não é fácil gerir todas as tarefas que vêm embutidas neste cargo. Por isso, o segredo é dominar muito bem quais são suas atribuições, criar prioridades e organizar a rotina para não deixar nada importante de lado, ou até para não sobrecarregar o restante da equipe.

Dentro do ambiente escolar, o diretor passa por muitas situações que precisam ser resolvidas em instantes, como um aluno que não está se sentindo bem, um requerimento familiar que surge ou a ausência de um educador, por exemplo. Além disso, a rotina administrativa e pedagógica ocupa a maior parte do tempo na agenda. Por isso é preciso apoiar o coordenador de turno e o pedagogo, participando das conversas e reuniões no dia a dia, com as famílias nos casos mais sérios de indisciplina, bem como nas dificuldades de aprendizagem.

Será que você consegue dar atenção às principais atribuições do seu cargo no meio de uma rotina repleta de urgências que priorizam sua atenção?

A seguir, selecionamos 10 passos, embasados em renomadas instituições educacionais, que vão ajudar a organizar a gestão escolar de sua unidade:

 

1. Planeje suas atividades básicas

Mesmo com os imprevistos, diversas tarefas diárias são previsíveis e podem ser planejadas. Determine quanto tempo cada atividade demandará e em qual horário elas deverão ser realizadas.

 

2. Saiba distribuir as tarefas

Entre suas atividades, verifique se há outro membro da equipe que possa realizá-la. Além de abrir espaço na sua agenda, isso fará com que você não centralize os afazeres, apresentando novas oportunidades de aprendizado.

3. Defina as prioridades

Essa definição pode ser tomada em conjunto com seu gestor ou com seus pares na escola, de acordo com os objetivos da instituição. Essas prioridades devem ser respeitadas, então evite deixar o que for importante se tornar urgente por esquecimento ou falta de planejamento.

 

4. Abuse da tecnologia

Utilize este recurso aliando-o à gestão de seu tempo. Avalie que atividades poderiam ser automatizadas ou realizadas mais rapidamente com o uso da tecnologia. Por exemplo, controles manuais poderiam ser feitos por meio de planilhas no computador. É o caso da montagem de quadro de horário que, de forma manual, pode durar meses, mas com o uso de um programa leva apenas alguns minutos.

 

5. Seja organizado

Pense em quanto tempo você pode perder à procura de um documento que está em uma pilha de papéis desorganizados, por exemplo. A organização reduz também os improvisos e aumenta o profissionalismo nos ambientes de instituições de ensino.

 

6. Promova a disciplina

Ela faz com que todos realmente cumpram as tarefas planejadas da melhor maneira possível e que não se distraiam com fatores irrelevantes.

 

7. Pense antes de agir

Muitas vezes, temos o impulso de sair logo agindo diante de determinadas situações. Entretanto, o ato de pensar antes de agir faz toda a diferença para que seja encontrada a melhor solução no menor tempo possível.

 

8. Não transfira para amanhã o que deve ser feito hoje

Não deixe de lado as tarefas difíceis ou não tão agradáveis a fim de favorecer aquelas pelas quais você tem preferência. Se foi determinado que uma atribuição é prioritária e deve ser feita em dado momento, faça-a.

Boa gestão!


Por Richard Günter
Fontes: Gestão Escolar | Nova Escola | Globo Educação | W Pensar


Deixar comentário

Podemos ajudar?