Appai e Libras, uma história de inclusão

O Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado neste mês. Confira mais detalhes


Formatura Libras Básico (Remoto) 2022

Neste dia 23 de setembro é celebrado o Dia Internacional das Línguas de Sinais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem 500 milhões de surdos no mundo e, até 2050, haverá pelo menos 1 bilhão em todo o globo.

Ao todo, existem mais de 300 variantes da língua de sinais no mundo. Apesar disso, ainda há uma necessidade grande de divulgá-las para promover a inclusão e melhorar a acessibilidade para esse público. E é pensando nisso que a Appai vem disponibilizando para os associados os cursos de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

O intuito da Associação é capacitar e habilitar os profissionais da educação para a comunicação com pessoas com deficiência auditiva. O domínio de Libras representa um grande destaque no currículo profissional, além do enriquecimento cultural. A Lei nº 10.436, no art. 4o, aponta que os sistemas educacionais federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, impactando em cheio os profissionais de Educação.

Curso Libras Intermediário 2012

Durante a pandemia, de forma inédita, a Appai, através do benefício Educação Continuada, inaugurou os cursos de Libras na metodologia remota (ao vivo), em parceria com o Instituto de Libras. Não diferente das demais, as aulas a distância foram um sucesso, principalmente porque foi possível alcançar associados que moram mais longe e não conseguiam realizar o curso presencialmente.

 

Confira alguns depoimentos:

Maria Luiza dos Santos do Nascimento: “Amo muito LIBRAS!”.

Camila R. R. de Pão Cunha: “O mundo dos sinais é fascinante e desafiador…Eu quero aprender muito mais!”

Beatriz Santos, professora do Instituto de Libras do Rio de Janeiro, que ministra aulas para os associados, no formato remoto: “Estou muito feliz! Incentivo a aprendizagem da Libras para que, quando encontrar uma pessoa surda, você possa se comunicar com ela criando um ambiente inclusivo”.

Patrícia S. M. da Mata, Coordenadora do Instituto de Libras: “Agradecer, pois vocês (professores) optaram por incluir, pela dedicação para fazer a diferença na vida de alguém, na escola, na sociedade, minimizando a exclusão”.

Curso Libras (Remoto)

 


Por Luiza Morato
Fontes: Organização Mundial da Saúde
IBGE


Podemos ajudar?