Appai ao vivo convida José Pacheco, o nome mais revolucionário da educação nas últimas décadas!

O criador da Escola da Ponte é o convidado da próxima quinta-feira (03/09) com transmissão ao vivo no Facebook e Youtube @appairj


De Portugal para dentro da sua casa. Luiz Andre Ferreira entrevista José Pacheco, uma das maiores referências da educação mundial, está de volta à Appai para a live do próximo dia 03/09, às 15h, com transmissão exclusiva do nosso Facebook e Youtube!

Na live “Novas Construções Sociais de Aprendizagem”, José Pacheco nos levará a repensar a escola, já que os projetos humanos contemporâneos não se harmonizam com as práticas escolares que ainda temos, mas pedem sim um novo sistema ético e de uma matriz de valores clara, baseada no saber cuidar e conviver. Tais projetos requerem que abandonemos estereótipos e preconceitos. Exigem que se transforme uma escola obsoleta numa que dê a todos oportunidades de ser e de aprender.

É urgente humanizar a educação, conceber novas construções sociais de aprendizagem, nas quais, efetivamente, se concretize uma educação integral. Urge, também, constituir redes de aprendizagem, que promovam desenvolvimento humano sustentável. A educação acontece na convivência, de maneira recíproca entre os que convivem.

 

Escola da Ponte e seu modelo de inovação de ensino e gestão

José Pacheco é educador, pedagogo, nascido na cidade do Porto, em Portugal, e que transformou o ensino de seu país, ao criar a Escola da Ponte, em 1976. Seu modelo virou referência no mundo da educação.

A Escola da Ponte é marcada pela ausência de salas de aula, séries, disciplinas e aulas propriamente ditas. Tudo acontece em pequenos grupos para permitir que os alunos manifestem suas curiosidades e aprendam a partir delas. As crianças e jovens participam ativamente da gestão da escola e, não raro, são eles que recepcionam os milhares de visitantes que desembarcam em Portugal até hoje para conhecer a instituição idealizada por José Pacheco.

 

 Projeto Âncora: inspirada no modelo da Escola da Ponte

Situada em Cotia, a escola Projeto Ancora foi fundada para desenvolver projetos culturais com crianças de baixa renda.  Em 2011, o educador e idealizador da Escola da Ponte de Portugal, José Pacheco, chega ao projeto para auxiliá-lo a tornar-se uma escola da educação básica. Porém, com uma proposta diferente das instituições tradicionais.

No I Encontro de Educação Appai, recebemos Edilene Brito, pedagoga e coordenadora do Projeto Âncora, que contou na época como tem funcionado na prática o modelo inspirado na Escola da Ponte. “Os estudantes não cursam séries, mas núcleos de desenvolvimento. A gente não teoriza, nós discutimos, porque, com autonomia, não se nasce, se constrói”.

 

Recordar é viver: José Pacheco – um dos destaques do estande da Appai na Bienal do Livro

Como falarmos anteriormente, não é a primeira vez que temos a honra de receber José Pacheco. Em 2015, ele esteve presente em nosso estande da Bienal do Livro e contou de pertinho suas experiências que revolucionaram o ensino de Portugal ao abolir provas, séries e salas de aula. Até mesmo quem não era professor ficou encantado com o seu pensamento relacionado à educação.

Então já sabe, né? Sendo professor ou não, contamos com a sua presença! Já coloca o alarme do celular pra funcionar para não perder essa live imperdível!

O criador da Escola da Ponte foi uma das grandes atrações na Bienal do Rio 2015


SERVIÇO

Novas Construções Sociais de Aprendizagem

José Pacheco

03 de setembro

15 horas

Transmissão pelo Facebook e Youtube da Appai


 


Podemos ajudar?