Aluno motivado lê mais!


Projeto estimula leitura, e número de livros emprestados duplica na Sala de Leitura

Quantos livros você lê por mês? Qual foi o último? Nem sempre é fácil manter o hábito da leitura, não é mesmo? Pensando nisso, a Escola Municipal José de Alencar, localizada em Laranjeiras, desenvolveu um projeto de conscientização da importância desse costume e a facilidade de acesso dos alunos aos títulos pertencentes ao acervo da escola.

A iniciativa surgiu a partir de uma preocupação com a mudança nas provas de produção de texto da Prefeitura do Rio de Janeiro, uma vez que a realização das avaliações não está mais atrelada à leitura de livros emprestados pela sala de leitura. Temendo a redução do número de empréstimos aos alunos, e consequentemente a diminuição de leitoras na escola, os professores desenvolveram o projeto.

A idealizadora da atividade, Patricia Zuqui, conta que se trata de uma parceria entre a sala de leitura e educadores de diversas disciplinas, que acreditam e estimulam a leitura como responsabilidade de todas as áreas do conhecimento. “Cada turma tem um professor-parceiro que cede, bimestralmente, um tempo de sua aula para a visita à sala de leitura e, conjuntamente com o professor regente, auxilia os educandos com sugestões de obras e experiências literárias”, explica a responsável pelas atividades. O projeto foi direcionado para o atendimento de turmas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e teve resultados satisfatórios:

De acordo com a docente, além do aumento de livros emprestados, também houve uma maior procura dos alunos pela sala de leitura, independente dos dias de realização do projeto, inclusive no horário do intervalo. O aluno Paulo Gabriel Souza, da turma 1.601, conta que a professora indica os livros e fala sobre as histórias de cada um. “Isso faz com que eu fique com mais vontade de ler outros títulos”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Escola Municipal José de Alencar
Rua das Laranjeiras, 397 – Laranjeiras – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22240-005
Tel.: (21) 2225-6362
E-mail: emalencar@rioeduca.net
Fotos cedidas pela escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?