Alimentos ultraprocessados: vale a pena saber o que é!

A nutricionista do Saúde 10, Viviane Macedo, explicou tudo o que você precisa saber sobre eles


O processamento de alimentos se deu a partir da necessidade que a humanidade tinha de conservá-los por maior tempo possível, para garantir a sobrevivência em períodos de escassez, como em invernos ou secas rigorosas. Os primeiros elementos utilizados para a conservação foram o calor do sol, o fogo e o gelo em regiões em que as temperaturas eram mais baixas.

Ao longo dos anos, novas técnicas foram conseguindo desenvolver artifícios para conservar os alimentos, como a pasteurização, a liofilização (desidratação) e adição de conservantes naturais (sal, açúcar, azeite, entre outros). As tecnologias utilizadas pela indústria de alimentos estão tão avançadas que vão muito além da conservação, agregando praticidade e satisfação, porém não necessariamente com função de suprir necessidades nutricionais.

 

Mas você sabe o que são os alimentos ultraprocessados?

O alimento ultraprocessado é aquele que está pronto para consumo, necessitando de aquecimento ou não.

São formulações industriais feitas inteiramente, ou predominantemente, de substâncias extraídas de alimentos como óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas, derivados de aditivos químicos ou de outros, como gorduras hidrogenadas, amido modificado ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como, por exemplo, o petróleo e o carvão, que são os corantes, aromatizantes e realçadores de sabor.

 

Riscos à saúde

No mundo imediatista, e de muita demanda profissional, a tendência é que exista cada vez mais consumo de comida pronta. Mas o grande problema é que esses alimentos são altamente danosos à saúde, principalmente à do coração.

O objetivo desses alimentos é serem atraentes, palatáveis, acessíveis e com longa vida de prateleira. Mas as taxas de nutrientes e fibras são extremamente baixas.

Estudos demonstram uma associação positiva entre o consumo de alimentos ultraprocessados e o risco de sobrepeso, obesidade e doenças relacionadas, como hipertensão arterial sistêmica e câncer.

Reduzir alimentos ultraprocessados e, consequentemente, desembalar menos e descascar mais, será o caminho natural para a promoção da alimentação saudável no Brasil.


Texto: Viviane Macedo, nutricionista do Programa Saúde 10


Podemos ajudar?