Alerta! Novo desafio da internet preocupa professores

Profissionais da saúde pedem que escola invista em prevenção


Ano letivo iniciando, as crianças voltando agitadas das férias e uma bomba recém lançada deve ter atenção redobrada pela escola. Sem dúvida alguma, pais e professores ficam de cabelo em pé quando ouvem dizer que há um novo desafio sendo feito pela internet. Após os desafios Baleia Azul, Spray Desodorante e MoMo, há poucos dias viralizou um vídeo nas redes sociais onde jovens são desafiados a uma “brincadeira” perigosíssima. Nele, três pessoas ficam lado a lado. Enquanto a do meio (desavisada) salta, os dois das extremidades aplicam uma rasteira, causando sua queda. Aparentemente inocente aos olhos das crianças, o jogo, que tem um nome bastante sugestivo (Quebra-Crânios), pode se tornar fatal. Iniciado numa escola da Venezuela, o vídeo já chegou ao Brasil e alunos têm copiado a prática dentro da escola.

De acordo com o médico ortopedista Rodrigo Castro, a pancada pode causar problemas sérios de saúde e até levar à morte. Como o alvo do desafio não é avisado, a pessoa bate a cabeça no chão e o risco de alguma lesão é altíssima. “Dependendo do grau que a cabeça se inclina na hora da queda, pode fletir (dobrar) e esse movimento pode causar a compressão da vértebra, levando à fratura da coluna, o que pode deixar uma pessoa paralítica, ou pode acontecer na hora de bater a cabeça. A parte óssea protege por fora, mas por dentro o cérebro está flutuando e se desloca, levando à ruptura de alguns vasos (sanguíneos), com o risco de morte”, alerta o médico.

Ainda sem debate dentro das escolas, pais, professores e profissionais da saúde têm comentado o assunto pelas redes sociais. “Essa brincadeira idiota já chegou por aqui. Minha filha me contou que duas amigas iam fazer isso com um coleguinha na escola. Por favor, mostrem para as crianças o perigo que estão correndo”, desabafou uma mãe do Rio Grande do Norte pelo Facebook.

A pediatra Lilian Zaboto diz pelo Twitter: “Traumas como esses podem levar a uma hemorragia intracraniana, necessitar de cirurgia de emergência, levar ao coma e até mesmo à morte”. Já a obstetra Érika Mantelli, pelo Instagram, ressalta: “Uma brincadeira que os amigos podem achar engraçado, mas que na verdade pode levar a um traumatismo craniano e até morte! As crianças e adolescentes fazem porque não têm noção do perigo. Cabe a nós passar isso a eles”, ratifica.

Pelas redes sociais, médicos alertam que neste momento é preciso investir em prevenção, informando crianças e adolescentes sobre os riscos dessas lesões graves, principalmente nas escolas, onde o desafio tem sido praticado. Como recomendação aos professores, a orientação é explicar aos alunos a gravidade do desafio pedindo que não participem desse tipo de brincadeira, que pode acabar em morte.

Em outro vídeo chocante, aparentemente gravado no Brasil, a pessoa que é derrubada fica desacordada. Há ainda um terceiro que mostra um adolescente supostamente fraturando o braço quando cai, enquanto alguns de seus colegas riem. A divulgação do caso mais grave até o momento é o de Emanuela Medeiros da Costa, de 16 anos, que morreu após sofrer traumatismo craniano. A estudante participou da brincadeira em uma escola no Rio Grande do Norte.

 

CONFIRA UMA ENTREVISTA COM O MÉDICO ORTOPEDISTA RODRIGO CASTRO PARA O TV JORNAL SBT


Por Richard Günter


Podemos ajudar?