A raiva e o comer compulsivamente

A psicóloga Ieda Herculano, do Programa Saúde 10, fala sobre a correlação entre a raiva e o comer compulsivo.


É sabido que as razões para comer demais podem ser variadas, tais como disfunções orgânicas e hormonais. Porém, devemos considerar a ação das causas emocionais. Muitas vezes nos  perguntamos qual o motivo para comer em excesso e o porquê da falta de controle.

Para saber a origem de qualquer dificuldade, entre elas a compulsão alimentar, o mais indicado é buscar ajuda de um psicólogo. Mas é possível a própria pessoa procurar as razões de seus comportamentos, desde que esteja disposta a encontrá-las.

 

Mecanismo de proteção do corpo

Nosso corpo possui muitos mecanismos de proteção e um deles é a raiva, a qual pode ser provocada por diversos fatores como: vergonha, decepção, frustração, desprezo e humilhação. Quando nos sentimos injustiçados, a raiva surge para nos colocar em uma posição de ação. E diante de certas situações, experiências, tristezas vividas, a raiva pode ser um dos motivos para comer compulsivamente.

 

Entendendo o problema

Porém, aprendemos desde criança que não devemos senti-la ou demonstrá-la, então a engolimos e reprimimos para os outros e para nós mesmos. Todavia, sempre que existir o sentimento de impotência, seja ele real ou imaginário, que exija mudar uma situação da qual o indivíduo não consegue se defender nem se livrar é natural sentir raiva. E para conseguir lidar com toda essa situação, engole-se a raiva comendo e, ao comer mais, passa a se culpar por suas consequências.

Por isso, nesses casos é preciso entender que o problema não está em comer de forma compulsiva ou no aumento de peso, mas sim em qual sentimento estamos tentando esconder ao comer.


Texto: psicóloga Ieda Herculano


Podemos ajudar?