A importância do magnésio para o corpo humano


De acordo com a nutricionista do Saúde 10, Viviane Macedo, o magnésio é um mineral essencial à vida. Também pudera, ele está envolvido em mais de 300 reações dentro do nosso organismo, incluindo o controle biológico de sódio, potássio, fósforo, vitamina C e, principalmente, do cálcio que, sem o balanço do magnésio, agiria como causador do envelhecimento precoce.

 

Seus benefícios

Além de atuar como um calmante natural e melhorar o desempenho de praticantes de atividades físicas, a substância faz parte da contração e relaxamento muscular, permitindo a fluidez adequada do sangue e uma boa manutenção da pressão arterial e funcionamento cerebral atuando na formação de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Ele ativa enzimas que participam do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, essenciais para a energia corporal, além de ser um excelente antioxidante e, por isso, nos protege contra a excessiva formação de radicais livres e, consequentemente, dos seus malefícios.

Uma alimentação com quantidade suficiente de magnésio tem papel importante na saúde óssea por controlar o metabolismo de cálcio e ativar a vitamina D que atua na absorção do cálcio prevenindo osteoporose. O magnésio auxilia no metabolismo da glicose e, com isso, tem benefícios no diabetes, assim como na prevenção desta doença.

 

E se faltar?

A deficiência pode acarretar sintomas como tontura, risco de doenças do coração, cãibras, náuseas e vômitos, diarreia, ressecamento de pele, unhas fracas, tremores, tensão pré-menstrual e até desordens estéticas como acne e celulite, além das doenças que ele pode prevenir conforme as citadas acima.

 

Onde encontrá-lo?

É um nutriente que pode ser facilmente consumido através de uma alimentação equilibrada, pois ele pode ser encontrado em folhas verdes escuras, legumes em geral, frutas frescas e secas, castanhas, amêndoas, sementes de abóbora, ervilhas, feijões e cereais integrais. Sempre que possível, opte por alimentos crus, visto que o cozimento faz com que eles percam parte de suas propriedades.

Tanto o excesso quanto a falta de magnésio podem nos trazer problemas. Por isso, a alimentação deve ser equilibrada e a suplementação deve ser receitada por médico ou nutricionista.


Viviane Macedo é nutricionista do Programa Saúde 10


Podemos ajudar?