Seu aluno pode não estar pronto para escrever
O que a psicomotricidade revela sobre os caminhos da alfabetização

Antes de segurar o lápis, a criança já está aprendendo a ler o mundo com o corpo inteiro. Cada pulo, cada rabisco solto no papel e cada corrida no pátio da escola carregam, sem que ninguém perceba, os primeiros passos da alfabetização.
Mas será que toda criança que apresenta dificuldade para escrever realmente tem um problema com as letras? Ou estaria faltando algo que vem antes delas? Em uma realidade marcada pela pressa por resultados, pela redução do brincar livre e pelo aumento do tempo diante das telas, especialistas alertam para a importância de olhar com mais atenção para o desenvolvimento psicomotor infantil.
Pensando nessa reflexão, a Revista Appai Educar Digital apresenta o e-book “Seu aluno pode não estar pronto para escrever” (inserir link), reunindo as contribuições de Vitor Aguiar, psicomotricista, psicopedagogo e especialista em desenvolvimento neuropsicomotor infantil, e Carlos Alberto de Mattos Ferreira, mestre em Educação, psicomotricista e membro titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade.
Ao longo do material, os especialistas discutem a relação entre corpo e alfabetização, analisam os impactos da redução das experiências corporais na infância e mostram como movimento, brincadeiras, desenhos, histórias e interações ajudam a construir as bases da leitura e da escrita.
O que você vai encontrar neste e-book?
Cap. 1 – O corpo como primeiro território da alfabetização
Uma reflexão sobre como a criança constrói referências corporais, espaciais e relacionais que servirão de base para futuras aprendizagens.
Cap. 2 – Nenhuma letra nasce pronta
Especialistas explicam por que a escrita depende de um processo gradual de desenvolvimento motor e maturação neurológica.
Cap. 3 – Quando o corpo dá sinais
Quais comportamentos podem indicar a necessidade de mais experiências psicomotoras e como professores podem identificar essas pistas no cotidiano escolar.
Cap. 4 – O brincar está desaparecendo?
Uma análise sobre os impactos da redução do brincar livre e do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil.
Cap. 5 – Do movimento ao desenho, do desenho à escrita
Como a representação das experiências ajuda a criança a construir relações entre pensamento, linguagem e escrita.
Cap. 6 – A alfabetização começa antes das letras
O papel das famílias, dos livros, das histórias e da formação docente na construção das bases da leitura e da escrita.
Professores,
Nem toda dificuldade de escrita começa na escrita. Muitas vezes, ela está relacionada a experiências que deveriam ter sido vividas antes mesmo da apresentação das letras.
O e-book “Seu aluno pode não estar pronto para escrever” foi desenvolvido para apoiar educadores, gestores e famílias na compreensão de uma etapa essencial do desenvolvimento infantil. Ao longo dos capítulos, especialistas mostram como corpo, movimento, brincadeira, linguagem e aprendizagem caminham juntos na construção da alfabetização.
Mais do que apresentar respostas prontas, o material convida à reflexão sobre os caminhos percorridos pelas crianças até a leitura e a escrita e reforça a importância de respeitar o tempo, as experiências e as múltiplas formas de aprendizagem que marcam a infância.
Por Antônia Figueiredo










