Protagonismo estudantil em ação
A Feira Transdisciplinar revela o protagonismo estudantil em projetos que unem conhecimento, empatia e compromisso com o planeta

Com o tema “Agenda 2030 – Juventude e Protagonismo na Transformação da Sociedade”, a Feira Transdisciplinar reuniu alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio em uma experiência imersiva de aprendizado, reflexão e engajamento social. O projeto, desenvolvido ao longo do primeiro semestre, foi organizado pela equipe escolar mobilizando todo o corpo docente do C. E. Professora Vera Lúcia Tavares Romão, localizado em Duque de Caxias, em uma experiência pedagógica que uniu pesquisa, arte e cidadania.
O principal objetivo da iniciativa foi promover uma reflexão crítica e colaborativa sobre o papel da juventude na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e inclusiva, a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A proposta incentivou o protagonismo estudantil por meio de projetos transdisciplinares e ações práticas que aproximaram os estudantes dos desafios reais do mundo contemporâneo.
A Feira Transdisciplinar foi estruturada em quatro etapas principais. A primeira fase, de sensibilização, contou com rodas de conversa, vídeos e artigos que introduziram o tema da Agenda 2030 e seus 17 ODS, destacando o papel da juventude como agente de transformação social. Em seguida, cada professor orientador selecionou um dos objetivos para aprofundar com sua turma, relacionando o tema às realidades locais e globais.

Na terceira etapa, os alunos, com o apoio dos professores e da equipe pedagógica, realizaram pesquisas, entrevistas, ações de campo e coleta de dados, além de produzirem materiais expositivos, maquetes, documentários e protótipos. Por fim, os resultados de todo esse processo foram apresentados durante os três dias da feira, por meio de exposições, vídeos, apresentações orais, intervenções artísticas e atividades interativas, como quizzes e debates.
Os trabalhos apresentados mostraram o comprometimento e a criatividade dos estudantes em temas de grande relevância social. Entre os destaques, estiveram as produções da Turma 1.002, que teve como tema a Desigualdade no mercado de trabalho; a Turma 2.001, com o projeto Desigualdade social por meio do cinema; a Turma 2.003, que também tratou da desigualdade social; a Turma 3.004, com o trabalho Desigualdade racial em dados e gráficos; e a Turma 3.005, que desenvolveu dois projetos: Fome Zero: reaproveitamento de alimentos e Fome do sertão à cidade grande – você tem fome de quê?.

Cada grupo trouxe à tona reflexões potentes sobre as desigualdades que ainda persistem e propostas de transformação social baseadas na empatia e na cooperação. Mais do que uma exposição de trabalhos, a Feira Transdisciplinar 2025 representou uma experiência transformadora, que estimulou nos estudantes o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como o pensamento crítico, a empatia, a colaboração e a responsabilidade social.

Para a diretora Talita Fonseca, a atividade evidenciou o papel central dos jovens na construção de um futuro mais humano e sustentável. “A feira mostrou que nossos alunos são capazes de pensar o mundo de forma crítica e propor mudanças concretas. Eles são, de fato, protagonistas do futuro”, destacou. Assim, a Feira Transdisciplinar 2025 reafirmou o compromisso da escola com a formação integral de seus estudantes, valorizando o conhecimento aliado à sensibilidade social e ao compromisso com o planeta, princípios que estão na Agenda 2030 e que fortalecem o papel da juventude como agente de transformação da sociedade.

Colégio Estadual Professora Vera Lúcia Tavares Romão
Rua Cunha Matos, LT 22, Qd 03 – Parque João Pessoa – Duque de Caxias/RJ
CEP: 25220-040
Tel.: (21) 2778-7880
E-mail: pedagogicoprofveralucia@gmail.com
Fotos cedidas pelo colégio












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