Paz se aprende?
Projeto interdisciplinar mobiliza alunos para discutir temas urgentes e construir um ambiente escolar mais acolhedor
Promover a paz dentro e fora da escola. Essa foi a missão que norteou o projeto interdisciplinar Paz, como se faz? Semeando a cultura de paz na escola, realizado no Colégio Estadual Padre Anchieta, em Duque de Caxias, durante o segundo bimestre de 2024. Inspirado no livro homônimo de Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman, o projeto envolveu todas as mais de vinte turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A culminância contou com apresentações que emocionaram e inspiraram toda a comunidade escolar.
Idealizado pela equipe pedagógica em conjunto com os professores-orientadores, o projeto teve como ponto de partida os seis pilares do Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade. A proposta foi simples, mas poderosa: estimular o pensamento crítico e o protagonismo dos alunos a partir de temas que dialogam diretamente com os desafios da sociedade contemporânea.
O diretor-geral Renan Oliveira conta que o objetivo do projeto foi ampliar o olhar dos estudantes para as questões humanas que atravessam o cotidiano dentro e fora da escola. “Queríamos que eles se sentissem pertencentes à construção de um ambiente de respeito e escuta. Fiquei comovido com o resultado. Cada turma trouxe uma mensagem diferente, mas todas reforçando a urgência de cultivar a paz”, garante.
Um projeto, muitas vozes
As atividades começaram com escuta da comunidade escolar para definir o tema principal e os seus desdobramentos. A partir disso, cada turma escolheu um subtema e foi orientada por um professor de referência. Entre os assuntos abordados, destacaram-se racismo, bullying, violência doméstica, saúde mental, intolerância religiosa, fake news e até questões de atualidade, como a tragédia ambiental no Rio Grande do Sul.
A culminância foi marcada por apresentações diversificadas: jograis, peças teatrais, vídeos, exposições, música, rodas de conversa, jogos interativos e entrevistas com membros da comunidade. Tudo produzido e protagonizado pelos próprios estudantes, que também se encarregaram de ornamentar os espaços com cartazes, maquetes e objetos simbólicos, como origamis e árvores da paz.
Para o aluno Leonardo Cabral, da turma 1.001, o projeto deixou marcas profundas. “Mostramos o bullying, mas também abordamos que a paz é possível com respeito e empatia. O projeto nos fez refletir sobre nossas atitudes no dia a dia”. Já Adriel dos Santos, do 7º ano, destacou a força de uma simples frase dita por seus colegas: “Quando ouvi ‘Queremos paz nas escolas’, fiquei pensando muito. Foi uma fala que me tocou de verdade”, relata.
Educação além do conteúdo
Mais do que promover integração entre as disciplinas, o projeto despertou habilidades socioemocionais e valores essenciais para a convivência. A proposta envolveu ainda os responsáveis dos alunos, com destaque para a palestra de abertura sobre Comunicação Não Violenta, em parceria com o Sesc Duque de Caxias. A professora Solange Leiros, de Língua Portuguesa, destacou a importância do processo. “Nossos alunos entenderam que viver em paz começa com atitudes simples, como ouvir, respeitar, se colocar no lugar do outro”, afirma.
Um dos destaques do projeto foi a diversidade de formas de expressão. Desde a turma 2.001, que apresentou uma peça com alunos surdos sobre violência doméstica, até os estudantes que encenaram telejornais e paródias, todos trouxeram mensagens relevantes com criatividade, sensibilidade e engajamento.
Frutos da semente da paz
Ao fim da semana de apresentações, o sentimento que ficou entre alunos, professores e familiares foi de transformação. “Trabalhar valores como empatia, solidariedade e respeito à diversidade dentro da escola é um passo concreto na direção de uma sociedade mais justa”, conclui o diretor Renan Oliveira.
Por Jéssica Almeida
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Fotos cedidas pela escola | Denis Novikov via Getty Images.
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