Appai realiza ação solidária de Páscoa no Hemorio
Coelhinho, super-heróis e muito chocolate: Appai espalha carinho e transforma a Páscoa de crianças e adolescentes com uma dose extra de afeto e alegria em cada ovo entregue
Neste mês de abril, a Appai realizou mais uma ação que transborda solidariedade e afeto: a doação de ovos de Páscoa para crianças e adolescentes em tratamento no Hemorio. Muito além do chocolate, o gesto promovido pelo Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS) levou alegria e esperança para os pequenos guerreiros que enfrentam diariamente desafios tão grandes. A ação contou até com o coelhinho da Páscoa e super-heróis, que fizeram a entrega dos chocolates, espalhando doçura pelos corredores do hospital e transformando a rotina das crianças e de suas famílias.
A Páscoa chegou no Hemorio!
Para celebrar essa data especial, a equipe do Hemorio se mobilizou para decorar a pediatria e as enfermarias infantis. Os voluntários deram vida ao coelhinho da Páscoa e prepararam atividades temáticas, tornando o ambiente mais lúdico e acolhedor. “Muitas vezes, esse é o único chocolate que eles recebem nessa época do ano. Por isso, essas ações são tão importantes e trazem um brilho diferente ao cotidiano dos nossos pacientes”, reforça Alessandra Alves Ribeiro, do setor de Humanização do Hemorio.

Lugar de carinho, acolhimento e amor
Com cerca de 10 mil pacientes cadastrados, muitos deles permanecem em tratamento por longos períodos ou durante toda a vida, devido a doenças ainda sem cura. São inúmeros procedimentos, exames, consultas e internações. “E muitas vezes, eles passam aqui aniversários e outras datas importantes. Por isso, fazemos questão de organizar ações como essa, para que eles saibam que o Hemorio também é um lugar de carinho, acolhimento e amor. As crianças já entendem que, ao virem para cá, vão receber um abraço especial. Temos muito amor para distribuir”, garante Alessandra.
Ana Carolina do Nascimento, mãe do Gael, de 4 anos, conhece de perto esse carinho. Ela conta como esses momentos fazem diferença em meio aos desafios do tratamento. “Ações como essa trazem conforto e alegria para quem está vivendo algo tão difícil. Foi maravilhoso ver o sorriso no rosto do meu filho quando ganhou o chocolate e viu os personagens que ele tanto gosta”. André da Silva Dantas, pai da pequena Ayla, também de 4 anos, compartilha a mesma emoção: “Ela estava triste por não poder ir à escola. Mas, com a visita do coelhinho, ficou radiante. Ver aquele sorriso no rosto dela… não tem preço. Já tirei foto e mandei para a mãe. Muito obrigado por esse momento!”
Appai e Hemorio: parceria de longa data
Ao longo de 15 anos, a Appai apoia diversos projetos no Hemorio. “Sem dúvida, esse trabalho só é possível graças à colaboração de instituições como a Appai, que está sempre ao nosso lado, compreendendo as nossas necessidades e nos apoiando em diversas frentes. A participação na ação de Páscoa foi incrível! Um verdadeiro gesto de amor e atenção aos nossos pacientes. Não tenho palavras para agradecer todo o carinho que recebo dessa instituição, dos funcionários e de todos os associados que tornam tudo isso possível”, agradece Alessandra.

Parcerias e trabalho voluntário
Alessandra conta que o apoio de instituições e voluntários é fundamental: “Sem todas essas pessoas que já conhecem o nosso trabalho, que confiam, a gente não consegue fazer tudo isso. A gente não consegue sequer proporcionar tanta coisa para os nossos pacientes. Temos uma longa caminhada para manter os parceiros, mas a gente tem conseguido, cada vez mais, que as pessoas se solidarizem com o nosso trabalho”, explica.
Como ser um doador ou voluntário?
E se você quiser fazer parte dessa corrente do bem, sendo um doador ou voluntário, o setor de humanização do Hemorio funciona de segunda a sexta-feira, na Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro do Rio de Janeiro. Alessandra reforça: “Para ser voluntário, basta ter um pouquinho de tempo e muito amor. E não é preciso doar grandes quantidades, qualquer gesto é bem-vindo!”.
Sem você, nada seria possível!
A Appai aproveita para agradecer mais uma vez as doações que os associados fazem em grandes eventos, como as corridas, bailes e shows beneficentes. E se você ainda não conhece essas ações, acesse a página do PPAS em nosso site.
Por Jéssica Almeida