Celebrando a música e a arte brasileira
Sétima edição do projeto homenageia o músico brasileiro Pedro Luís e desperta nos alunos uma imersão na sua obra e na importância do seu legado
Sucesso no Colégio Estadual Padre Anchieta desde 2017, o Sessão das Quinze é destaque mais uma vez na Revista Appai Educar e celebra grandes nomes em cada edição. Com o objetivo de despertar nos alunos uma verdadeira paixão pela arte, o projeto vai além de uma simples homenagem: ele mergulha na história de vida do artista escolhido, convidando os estudantes a refletirem sobre sua obra e a importância do seu legado.
Tudo começou quando a equipe pedagógica da escola percebeu que a estratégia didática que mais atrai os jovens é a metodologia de projetos de pesquisa. Esse em específico tem como eixo temático vida e obra de artistas brasileiros, especialmente da música. A partir daí, o colégio teve a ideia de realizar pesquisas sobre compositores consagrados da música popular brasileira e realizar apresentações abertas a todos os alunos e convidados da comunidade, incluindo os artistas homenageados.
Uma tradição na escola
O Sessão das 15 acontece todos os anos e está em sua sétima edição. O primeiro aconteceu em 2017, homenageando Gonzaguinha, e contou com a presença de seu filho, Daniel Gonzaga, além de familiares do artista. O segundo, em 2018, trouxe a cantora Daíra, homenageando a obra de Belchior. Em 2019, o projeto pedagógico teve como tema a vida e obra da cantora Joanna, que comemorava 40 anos de carreira.
No período da pandemia (2021), o projeto homenageou Dominguinhos de forma remota pelo aplicativo Meet e contou com a participação de sua filha, Liv Moraes. No ano de 2022, o agraciado foi o cantor e compositor Marcelo Jeneci. Já em 2023, contaram com a participação da sanfoneira Ceiça Moreno e, no ano passado, a obra do músico brasileiro Pedro Luís.
Ampliando a visão do mundo
O intuito do projeto é reconhecer a importância do artista homenageado para a música popular brasileira, despertar a criatividade e o senso crítico por meio da análise das canções e ainda promover a integração entre os diferentes saberes. Além disso, explorar a vivência com estudo das letras, a relação com a literatura e desenvolver o trabalho em equipe, ampliando a visão de mundo artístico-cultural.
Por se tratar de um projeto interdisciplinar, todas as disciplinas foram abordadas. A equipe pedagógica espera que ao final da atividade os alunos sejam capazes de replicar os conhecimentos adquiridos, tornando a escola e a comunidade externa integradas. Além disso, que habilidades como a autonomia, autoconfiança, cooperação e protagonismo sejam desenvolvidas pelos alunos através da pesquisa e elaboração do trabalho em grupo.
Colocando a mão na massa
Com o tema “cultura brasileira” escolhido, os trabalhos foram desenvolvidos por turmas dos ensinos Fundamental e Médio. Eles participaram de diversas ações, entre elas a pesquisa da biografia do artista e a análise das músicas. No dia da culminância do projeto, realizaram apresentações de diferentes manifestações artísticas: canto, dança, declamação de poesias, pintura, teatro e confecção de jornal.
Presenta ilustre e um show de criatividade!
Como de costume, no dia da culminância, o artista homenageado marca presença na escola. Pedro Luís foi recebido no pátio com exposições de diferentes momentos de sua carreira e interpretação de suas canções. Cada turma foi fazendo uma homenagem diferente ao artista. Os estudantes da turma 702, por exemplo, declamaram a poesia “Vem amar comigo”, que é lançamento musical de Pedro Luís.
Em parceria com o Sesc Caxias, as turmas 801, 901, 1.002 e 1.003 soltaram a criatividade ao produzirem flâmulas com as músicas de Pedro Luís. Os estudantes reescreveram os versos e retrataram visualmente as letras do homenageado. Já a turma 3.002 desenvolveu, além de um documentário audiovisual, quadros a óleo que tinham como tema a tradução visual da poesia de Pedro Luís.
Valorizando a diversidade
Para encerrar a primeira parte da culminância, a professora de inglês Luzia Torres contou sobre a história da música “O sol de Bê”, que foi dedicado ao sobrinho autista de Pedro Luís. Com intuito de valorizar a diversidade e inclusão, os alunos fizeram uma apresentação do clipe da música “Caio no suingue”, produzido pelo estudante surdo Enzo Gabriel, da turma 2.001, e a música “Rap do real”, cantada pelo aluno autista Miguel França, da turma 1.003, que teve sua mãe na plateia. Ela relatou a felicidade do filho e o acolhimento realizado pela escola.
Mais uma edição de sucesso!
O diretor Renan Oliveira conta que o evento foi uma tarde memorável, principalmente pela entrega carinhosa de todas as apresentações. A professora e agente de leitura Fábila Mariano afirma que tem muito orgulho em fazer parte desta equipe. “A soma de nossos esforços só podia resultar no sucesso do projeto. Parabéns para todos nós! Equipe Cepa, nota 1.000”, destaca.
E não foram só os educadores que ficaram emocionados com mais uma edição de sucesso do projeto. A aluna Raphaela Godoy, da turma 2.004, ressalta que teve o privilégio de conhecer pessoalmente um dos seus artistas favoritos e prestar uma homenagem a ele. Já Pedro Luís garantiu que estava sem palavras para agradecer a linda homenagem que recebeu do colégio. “Vida longa para o Sessão das Quinze, um projeto de que pude fazer parte levando algumas das minhas canções”, finaliza.
Por Jéssica Almeida
C. E. Padre Anchieta
Avenida 31 de março, s/nº – Parque Paulista – Duque de Caxias/RJ
CEP: 2526-100
Tel.: (21) 3666-1278
E-mail: renanc@prof.educacao.rj.gov.br
Fotos cedidas pela escola
Deixar comentário