Descubra a história dos bairros cariocas se divertindo

Um novo conceito do Benefício Passeio Cultural: contando a história dos bairros através do tempo


O Rio de janeiro é um dos lugares mais encantadores do mundo. São tantos atrativos que, às vezes, até mesmo o carioca raiz não conhece algumas das peculiaridades, como a história da sua própria região que compõe a Cidade Maravilhosa. E muitas das vezes ela está ali, despercebida, bem do nosso lado. São inúmeros monumentos, histórias que ecoam aos quatro cantos, uma beleza de saltar aos olhos e uma cultura pulsante. Tudo isso junto é a síntese do Grande Rio.

E é por isso que a Appai sempre valorizou a diversidade do Rio de Janeiro, através dos Passeios Culturais. Agora, teremos uma novidade! Estamos lançando um novo conceito: Todo o Rio Tem História. O objetivo é proporcionar aos associados e seus beneficiários o conhecimento e a valorização da cultura local, resgatando a história e a origem dos bairros. Além de identificar o espaço geográfico ao seu redor.

E para você, professor, essa ainda é uma chance de multiplicar a experiência em suas aulas de história, geografia, cultura… Enfim, em todas as disciplinas. Vamos nessa?

 

Conheça alguns dos nossos passeios culturais

A formação da sociedade brasileira
Com objetivo de conhecer um pouco mais de nossa história, o passeio visita algumas imponentes arquiteturas do centro da cidade do Rio de Janeiro, não apenas para apreciar os aspectos materiais, mas também as influências dessas sociedades em nossa formação, decifrando detalhes e seus significados, que por vezes passam despercebidos.
Saiba mais detalhes aqui.

Aterro do Flamengo
O passeio é uma explanação sobre as modificações espaciais que mudaram toda uma forma de viver do carioca. Ele mostra os aterros construídos a partir da praia de Botafogo até a Glória e Centro. Uma verdadeira aula da história desses bairros.
Saiba mais detalhes aqui.

Bairro de Santa Cruz – Sede da Fazenda Real
O bairro de Santa Cruz recebeu a única residência de veraneio da Família Real no Brasil. Teve origem na Guerra de Fundação da Cidade do Rio de Janeiro, e foi no período Jesuítico que a Fazenda Real se destacou, a ponto de ser chamada de “Pérola da Coroa”, sendo posteriormente considerada a fazenda mais próspera do Reino de Portugal-Brasil-e-Algarves. Neste roteiro, o associado conhece a Casa do Conde dos Arcos, o último vice-rei do Brasil; a Casa de Augusta Candiani, prima-dona da Companhia de Ópera Italiana e uma das musas de Machado de Assis. Demais, né?
Saiba mais detalhes aqui.

 

E não para por aí. Na página do benefício Passeio Cultural tem mais opções de roteiros, onde você mergulhará pela história dos bairros do Rio, através do Meu Bairro Tem História. Conheça e se inscreva!

Veja todos os roteiros disponíveis aqui.


Podemos ajudar?