O sentido, o significado e o conceito – 3 palavras e um segredo

A menina Anne Carol, de 3 anos de idade, acordou bem-humorada no apartamento para o qual a família tinha se mudado havia pouco mais de uma semana. Em trajes de praia, ela veio caminhando pela cozinha em direção à área de serviços e disse: “Mãe, vou estender a minha toalha aqui (referindo-se ao chão da área de serviços, onde batia muito sol) e vou me ‘MORENIZAR’”. A mãe sorriu e compreendeu o sentido da palavra, entendendo que a filha tinha a intenção de dizer que pretendia se BRONZEAR. Então explicou para ela que a palavra usada quando queremos dizer que vamos ficar mais “cor de bronze”, depois de um tempo de exposição ao sol, é, na verdade, “bronzear”.

Em outro episódio, uma criança pequena se deparou com a imagem de uma lagartixa e chamou-a de “Jacaré piquininho”. É óbvio que a lagartixa e o jacaré têm semelhanças, como o fato de serem répteis, mas há também muitas diferenças entre eles. O jacaré, por exemplo, tem em torno de oitenta dentes afiados para despedaçar suas presas, que no geral são grandes, além de uma cobertura de corpo dura e cascuda. A lagartixa é inofensiva, não oferece nenhum perigo ao ser humano. O alimento e as quantidades que cada um deles ingere também os diferem completamente.

Por meio desses exemplos, é possível compreender que, ao chamar a lagartixa de “jacaré piquininho”, a criança estava relacionando o conceito de jacaré ao de lagartixa, que inicialmente parecia ter o mesmo SENTIDO para ela. É muito comum algo assim acontecer na comunicação das crianças, em casa ou na escola. As crianças em crescimento e desenvolvimento vão fazendo correlações e estabelecendo sentidos com o que veem, cheiram, tocam e sentem.

Mas é preciso avançar do SENTIDO (do que se sabe a partir do seu próprio repertório, com interpretação individual) para o SIGNIFICADO (o que está cientificamente embasado). O sentido tem origem nas percepções primeiras, na passagem por nossos filtros internos, por meio daquilo que já conhecemos sem muita cientificidade, muitas vezes decorrente até de algum achismo. O sentido é interno, inicialmente desprovido de comprovação, vem da interpretação de cada um e, por isso mesmo, é subjetivo. Cada um tem o próprio sentido sobre algo. Já o SIGNIFICADO é bem fundamentado, cientificamente aprovado, aceito por uma sociedade inteira como padrão, é objetivo e externo a nós.

Referir-se a uma lagartixa como “jacaré piquininho” é próprio do sentido (da percepção particular) de quem está em processo adaptativo, de quem ainda precisa aprender as diferenças, compreender o significado de cada um dos termos para chegar ao SIGNIFICADO.


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?