6 dicas para começar bem o 2º semestre


Fim de férias. A síndrome do fantástico toma conta quando você pensa que o tempo de descanso terminou, as aulas vão iniciar e é preciso voltar ao trabalho. No geral, esse quadro não está diretamente ligado à volta às atividades, embora a rotina do professor seja muito intensa. O que ocorre é que, muitas vezes, nesta época do ano, já ligamos o piloto automático e começamos a operar por instrumentos, e assim nos sentimos muito mais cansados justamente por conta da tal rotina.

 

Você não é a única pessoa a se sentir assim, mas pode mudar esse quadro ainda este ano. Leia atentamente cada uma das seis dicas que preparamos para que você possa ter um semestre diferente e produtivo. Vamos a elas?

 

  1. MOTIVAÇÃO

Vive em paz quem gosta do que faz! Se os seus dias são enfadonhos e você não sente nenhuma realização profissional, há algo errado. É preciso compreender o que lhe traz MOTIVOS PARA A AÇÃO. Descobrir o que lhe dá satisfação no trabalho, o que faz brilhar seus olhos, é fundamental para que o dia passe voando e você se sinta realizado ao chegar em casa depois de uma jornada de trabalho, com a certeza de que investiu a sua energia e concluiu o dia “cansado, mas feliz”.

Se você não encontra satisfação no trabalho que realiza, BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL o quanto antes (indicamos procurar um psicólogo), pois cada um tem uma vocação, e a vida tem um sabor especial quando há realização profissional. Lembre-se, a vida é curta e não pode ser desperdiçada. Faça valer a pena!

Agora, se você tem claros os motivos para uma ação, então parta para o planejamento dela.

 

  1. PLANEJAMENTO / METAS

Já dizia o ditado, quem não planeja está planejando fracassar. A nossa abordagem aqui vai para o planejamento pessoal: pensar as atividades e os tempos destinados dentro de seu dia, mês e semestre.

Uma sugestão prática é separar algumas horas do dia para escrever pelo menos duas grandes metas para o restante do semestre e definir como fará para alcançá-las. Escolha metas factíveis, motivadoras, possíveis de realização em médio prazo e que lhe trarão satisfação.

Por exemplo: Quer viajar em dezembro? Então já escolha o local, pesquise valores e o tempo de que poderá dispor, ciente da quantia que será necessário reservar a cada mês até dezembro. É possível encontrar valores muito mais atrativos se as reservas de passagens e hospedagem forem feitas com meses de antecedência. Você vai se surpreender.

Mas lembre-se também de lançar a você mesmo desafios de mudanças de hábitos. Por exemplo, planeje começar uma atividade física, mudar a alimentação, separar horas sagradas para o sono, tempo para o lazer e tempo para aprender. Vamos ver na sequência mais dicas para cada um desses tópicos.

 

  1. ALIMENTAÇÃO

Certamente você já sabe de todas essas dicas que serão apresentadas, portanto a sugestão é colocá-las em seu planejamento diário, incluindo lembretes do tipo “tomar água”, “hora sagrada da refeição”.

 

  • Tente manter uma alimentação saudável, com variedade de frutas, legumes e hortaliças.
  • Evite alimentos refinados, como pão, açúcar, trigo e arroz branco. Dê preferência à versão integral, que, além de oferecer a maioria dos nutrientes, por não ter passado por processos de branqueamento, não contém substâncias químicas.
  • Evite também alimentos processados, industrializados e embutidos, pois fazem um tremendo mal à saúde.
  • Separe um tempo sagrado para as refeições e as faça em um lugar calmo. Mastigue bem os alimentos, pois eles devem ficar triturados para que a saliva possa agir.
  • Evite tomar líquidos juntamente com as refeições, pois isso elimina do processo de digestão uma das mais preciosas etapas, aquela em que as enzimas da saliva envolvem o alimento mastigado e agem nele, tornando o seu aproveitamento muito maior e mais adequado.
  • Tome água durante o intervalo das refeições. Os especialistas orientam ingerir 2 litros ao longo do dia.

 

  1. SONO

Dê importância às horas de sono, lembrando que adultos entre 18 e 64 anos devem dormir de 7 a 9 horas consecutivas.

Os especialistas no assunto explicam que o sono tem duas fases, de 90 minutos cada. A primeira delas, em que a atividade do cérebro é intensa, é a fase do MOVIMENTO RÁPIDO DOS OLHOS (MRO). A segunda, em que o sono é mais profundo, é chamada de MOVIMENTO NÃO RÁPIDO DOS OLHOS (MNRO). Durante a noite, embora o ciclo de cada fase seja de 90 minutos, há uma diferença na proporção entre a fase de sono MRO e a fase MNRO. Nas primeiras horas de sono da noite, temos mais ciclos de MNRO, e nas primeiras horas de sono do dia, mais ciclos de MRO. Assim, se você for dormir muito tarde, certamente terá poucos ciclos do sono mais profundo e reparador.

Evite TV ligada ou luz artificial na hora de dormir, pois o corpo precisa do escuro para estimular a secreção de melatonina, fundamental para induzir o sono.

É necessário também haver temperatura adequada ao corpo e estar em um ambiente silencioso.

 

  1. ATIVIDADE FÍSICA / LAZER

 

Segundo o Ministério da Saúde, a prática de 30 minutos de exercícios físicos moderados durante o dia já retira do cidadão a condição de sedentário.

Portanto, escolha uma atividade física que o agrade e realize-a com regularidade. Aqui entra em cena a disciplina, pois é preciso praticar com prazer, para não correr o risco de interrupção.

As atividades físicas trazem uma enorme sensação de bem-estar, reduzem e até eliminam definitivamente vários problemas de saúde e ainda diminuem a probabilidade de depressão, além de moderar o apetite, melhorar o humor e aumentar a resistência física. Aposte em atividades físicas neste semestre e dê continuidade a elas nos próximos para colher excelentes resultados.

 

É fundamental colocar o lazer na lista de prioridades. Determine um tempo semanal para descanso e entretenimento com a família. Assistir a uma boa peça teatral, ir a uma exposição de arte ou a um musical, visitar parques com muito verde ou mesmo ir ao cinema. As atividades de lazer são muito variadas, e você pode e deve usufruir delas para o seu bem-estar e crescimento cultural.

 

  1. APRENDIZAGEM

 

Albert Einstein já dizia que “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

Estudar e aprender são atividades intelectuais da esfera do cognitivo, que não só ativam a concentração como também aumentam a capacidade de memória e ainda protegem o cérebro de doenças degenerativas, como, por exemplo, o Alzheimer. Portanto, estudar e aprender fazem parte de uma receita chamada ginástica mental, que precisa ser inserida nos planos diários.

 

Existem atividades específicas para a memória que podem ser praticadas de forma lúdica. Alguns exemplos são: caça-palavras, palavras cruzadas e quebra-cabeças. Pode-se ainda exercitar a memória assistindo a um filme e relatando-o a alguém, fazer uma lista de compras e tentar lembrar-se dos itens sem recorrer a ela e ainda guardar os passos de uma dança ou a fala de um personagem em uma peça de teatro. O importante é não deixar a mente acomodada, pois ela também precisa ser exercitada para não entrar em colapso!


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?