6 dicas de como pesquisar na internet


A pedido de alguns colegas professores, disponibilizamos dicas de onde e como pesquisar na internet utilizando o Google e o Google Acadêmico.

O GOOGLE ACADÊMICO

Isso mesmo, existe um buscador específico muito eficaz para acessar um vasto banco de artigos, livros, dissertações, teses, resumos, jornais de universidades, literaturas. O Google Acadêmico é uma ferramenta de busca muito interessante e pode ajudá-lo a chegar de forma mais assertiva a materiais confiáveis e úteis para a sua pesquisa, seja para a realização de um trabalho ou mesmo para subsidiar o processo de pesquisa para o planejamento de aulas.

Para localizá-lo, acesse: <https://scholar.google.com.br/> ou, se preferir, basta inserir as palavras “Google Acadêmico” no buscador do Google para encontrar o endereço.

CURIOSIDADES SOBRE O GOOGLE ACADÊMICO

Observe alguns símbolos que aparecem logo abaixo do link de pesquisa e seus significados:

Inserção de dados para pesquisa:

Salvar o material pesquisado:

Clicando sobre o símbolo “estrela” você salva o artigo na própria biblioteca do Google Acadêmico ou clica com o botão direito do mouse e pode salvar em seu computador pessoal.

Com o símbolo entre aspas (“) que aparece em azul, você acessa as formas de registro daquela referência bibliográfica em diferentes padrões, e assim escolhe o mais adequado para a sua pesquisa. Observe:

TÉCNICAS PARA PESQUISAR

Os buscadores seguem uma lógica digital própria para procurar as informações em seus bancos. São os chamados operadores de busca, que entram em ação refinando e filtrando dados a serem pesquisados. Por isso, se você souber qual linguagem escrita pode usar para perguntar da forma correta aos “operadores”, terá muito mais chances de encontrar o que procura. Para efeitos de pesquisa aberta, vamos usar o buscador Google, que você acessa por meio do link: <www.google.com>.

Vamos às técnicas:

Dica 1: Ao procurar uma palavra-chave composta ou mesmo uma frase completa para a qual você deseja correspondência exata de resultados, coloque as palavras ou a frase toda entre aspas. Se não utilizá-las, o buscador vai trazer as palavras separadas aleatoriamente ou vai considerar apenas uma palavra ou outra na busca, de forma separada, dispersando o foco da pesquisa.

Exemplo: “Paulo Freire”

Dica 2: Caso queira pesquisar determinada palavra, mas não deseje resultados vinculados a qualquer outra, proceda da seguinte forma: digite a palavra a ser pesquisada e, logo na sequência, insira o sinal de subtração (-) na frente da segunda palavra, aquela que você deseja que não apareça nos resultados da pesquisa. Esse é um exemplo de filtro interno do Google que pode auxiliar bastante, otimizando e focando resultados para a pesquisa em curso.

Certa vez, quando ainda não conhecia esse procedimento, estava pesquisando sobre tipos de manga (aquela parte que compõe camisas e blusas). Ao digitar apenas as três palavras (tipos de mangas) no buscador do Google, obtive resultados que misturavam tipos de mangas de blusas e camisas e tipos de frutas denominadas mangas. Nesse caso, eu poderia ter feito a pesquisa com a instrução: tipos de mangas –frutas; e o buscador teria filtrado corretamente.

*Importante: não deixe espaços entre o sinal de subtração e a palavra. Faça conforme demonstrado no exemplo.

Exemplo: tipos de mangas –frutas

Dica 3: Quando desejar combinar termos para a pesquisa, insira “OR” (OU, em inglês) entre as palavras a serem pesquisadas.

Exemplo: Maratona OR Corrida.

Dica 4: Para pesquisar preços, insira na frente do número o sinal de cifrão ($).

Exemplo: bicicleta $2500.

Caso precise pesquisar dentro de um intervalo de números, além de acrescentar o $ na frente de cada um dos dois números que compõem o intervalo, insira dois pontinhos entre eles.

Exemplo: bicicleta $1000..$2500

Dica 5: E por falar em números, você sabia que o Google tem uma calculadora embutida? Basta inserir uma operação matemática e teclar enter, que a calculadora virtual aparecerá com os cálculos feitos. Ela pode ser usada para outros trabalhos, bastando dar continuidade aos cálculos.

Exemplo: 13456 + 2200 x 450 + 56 (Dê espaços entre os números e os sinais, como no exemplo).

Obs.: Caso precise de mais filtros para a sua pesquisa, sugerimos a opção: Busca Avançada no Google, que oferece mais de uma dezena de filtros para cada pesquisa.

Dica 6: Você pode fazer conversões de valores de moedas. Para isso, basta digitar o valor e a moeda a ser convertida. Digite também “in” e o nome da moeda pretendida.

Exemplo: 9 dollar in real

As dicas terminam aqui, mas você pode dar continuidade às suas buscas e encontrar muitos materiais interessantes, não apenas textos como também vídeos, imagens, mapas, infográficos, nesse “informar” chamado internet… Boas pesquisas e até a próxima!


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?