5 dicas para a confraternização de fim de ano com os alunos

Para fechar 2019 com chave de ouro, separamos algumas dinâmicas para serem realizadas em sala de aula


Ei, professor! Mais um ano chegando ao fim, mais um ciclo que se encerra e, com ele, chega mais uma confraternização de fim de ano. Afinal, após um ano inteiro de estudos e aprendizados, o que os alunos mais desejam é ter um momento de celebração com seus colegas e professores.

Pensando nisso, que tal algumas ideias legais e divertidas para fazer uma confraternização junto com a galera e fechar as atividades anuais com chave de ouro?

Confira 5 dinâmicas e brincadeiras que você pode organizar com a sua turma nesse fim de ano:

 

1. Amigo-secreto ou amigo-oculto

Clássico, principalmente no final do ano, o bom e velho amigo-secreto começa quando cada participante sorteia um papel com o nome de um colega. O desafio é guardar segredo sobre o sorteado. No dia marcado para a troca dos presentes, por meio de dicas sobre as qualidades e a personalidade do amigo, os participantes tentam adivinhar quem foi o sorteado. O presente então é entregue e a brincadeira prossegue.

 

2. Bingo de utilidades

No dia da confraternização, cada pessoa leva um brinde, com um valor máximo estipulado. Compre cartelas de bingo e distribua para os participantes. Conforme forem saindo os números sorteados, cada participante marca com um feijão ou milho o número que tiver. Quem fizer bingo primeiro, ganha um item. Bons exemplos de brindes são agendas, porta-retratos, canecas comemorativas, pacotes de bala ou bombons.

 

3. Caixinha de surpresas

O professor deve preparar uma caixinha com tarefas engraçadas, como imitar um gato ou pular como um sapo, e depois sentar-se em círculo com os estudantes. A caixinha deverá circular de mão em mão até que um sinal seja dado. Aquele que estiver com ela nesse momento deverá retirar uma tarefa e executá-la. A brincadeira continua até que todas as atividades sejam feitas.

 

4. Mímica

Uma atividade bastante divertida e que quase todos gostam é a mímica. Os professores podem fazê-la com sua turma tendo como base o que foi aprendido durante o ano letivo. As palavras a serem representadas devem ser divididas em categorias, como pessoas e personagens, animais e plantas, lugares e ações. A atividade também pode ser realizada em grupo ou individualmente e quem faz mímica não pode falar. Ganha pontos quem acertar o que está sendo representado ou quem estiver encenando.

 

5. Parceiros de leitura

Essa não é apenas uma boa maneira de finalizar o ano letivo, mas também de incentivar a leitura de um livro durante as férias. O professor pede que cada aluno traga seu livro favorito no último dia de aula. Em sala, ele escreve o nome de cada um em um papel com a frase “Seu parceiro de leitura este ano é…” e sorteia. Cada estudante deve emprestar seu livro pelo período das férias ao parceiro sorteado. Os livros são devolvidos no próximo ano, e os dois poderão trocar ideias sobre a leitura.

Se alguma dessas dicas for útil pra você, não deixe de nos contar aqui nos comentários como funcionou toda a dinâmica.


Por Luiza Morato

 


Podemos ajudar?