10 anos de sucesso: Circuito Rio Antigo alia esporte, lazer e cultura

Conheça a história da tradicional corrida de rua que terá edição exclusiva virtualmente


Exatamente uma década separa a primeira edição do circuito Rio Antigo do evento comemorativo de 10 anos que, devido ao isolamento social, será realizado de forma virtual em dezembro. E claro, mais uma vez a Appai se faz presente nesse evento já tradicional que se mistura com a história da Associação e do benefício Caminhadas e Corridas, que sempre alia esporte e cultura, incentivando o quadro associativo a conquistar qualidade de vida e conhecer a cidade do Rio, que muitas vezes o próprio carioca não conhece.

Apesar de ser um ano atípico, mas ainda assim de comemoração, não podíamos deixar de lembrar a história desse importante circuito, onde sempre está presente a Gigante das Corridas, com a maior equipe de corredores de rua do mundo. Com opções de corrida e caminhada de 5 km e de corrida de 10 km, os inscritos nesse circuito sempre tiveram a chance de contemplar, durante o percurso, monumentos e prédios históricos, como o Theatro Municipal, a Catedral Metropolitana, o Museu Nacional de Belas Artes, os Arcos da Lapa, entre muitos outros pontos turísticos.

Este tradicional circuito é composto por diversas etapas:

 

Circuito Rio Antigo: Arcos da Lapa

O bairro mais boêmio da Cidade Maravilhosa é um dos cenários do circuito Rio Antigo. A Lapa, que tem como principal cartão-postal os Arcos, é o ponto de partida, que leva para o Campo de Santana, lugar de muitas histórias do nosso passado, finalizando no palco daquele que é o maior espetáculo do Rio, o Sambódromo, onde acontece o carnaval carioca.

“A prova nos Arcos da Lapa é maravilhosa. Eu adoro esse circuito. Estar num local histórico do Rio de Janeiro é tudo de bom. O benefício Caminhadas e Corridas é excelente. Além de ficar no meio dessa galera gente boa, você ainda corre, caminha, pratica um esporte. Você está realizando uma atividade física, que traz um bem tanto corporal, quanto mental. É maravilhoso, eu não perco nenhuma!”, declara Mônica Von Abel, associada da Appai.

 

Circuito Rio Antigo: Cinelândia

Nesta etapa, o inscrito se depara com a imponência da região que abrigou o cinema mais importante da história do Rio, o Cine Odeon, que trouxe diversas personalidades da sétima arte nacional e internacional, proporcionando a proximidade com o público brasileiro no início do século XX. Além do Theatro Municipal, a Casa de Belas Artes e a Biblioteca Municipal.

“Eu faço caminhada nesse circuito. E apesar de ter feito muitas vezes, sempre fico impressionada com a arquitetura da Cinelândia. É um lugar rico em história. Inspirador!”, diz Conceição Menali, associada Appai.

Já o criador do Circuito Rio Antigo, Virgílio De Castilho, diz que a etapa Cinelândia é muito especial. “Ali no meio daquela praça a gente olha ao redor e se perde entre tantos prédios históricos e bem conservados. Sem contar a atmosfera, que nos remete a legítimas manifestações do povo carioca. É a essência do Circuito Rio Antigo, que proporciona corrida de rua junto a uma viagem na história e na cultura desta cidade”, afirma.

 

Circuito Rio Antigo: Porto Maravilha

Um verdadeiro passeio pela transformação urbanística da Região Portuária da Cidade Maravilhosa define a Etapa Porto Maravilha. Desde que a região da Praça Mauá e do Porto Maravilha foi revitalizada para formar o Boulevard Olímpico, a corrida passou a chamar a atenção dos participantes. A etapa fecha o calendário e convida todos os atletas para novas emoções. “Correr e caminhar por ali é reviver aqueles dias mágicos que foram das Olimpíadas 2016. Além disso, ter todo este ambiente histórico envolvendo é realmente fantástico”, enaltece Virgílio De Castilho.

Este percurso passa por vias importantes da região e pontos turísticos como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio e o Túnel Rio450. O trajeto incluiu vias importantes da cidade, como as avenidas Venezuela e Rodrigues Alves, além de proporcionar aos corredores a sensação de correr pelo Túnel 450 (1.450 m de extensão) na Via Binário, o ponto mais temido dos corredores por sua alta dificuldade. O local de chegada fica nas proximidades da tradicional praça reurbanizada.

 

Circuito Rio Antigo: Quinta da Boa Vista

Mas para quem é corredor de carteirinha, sabe que há edições realizadas fora dessas localizações. Antes restrito às ruas do centro da cidade, o Circuito começou a se consolidar também em outros pontos da capital fluminense com importante valor histórico. A Quinta da Boa Vista é um deles, etapa que infelizmente foi suspensa por conta do trágico incêndio no local em 2018.

Leia: Appai, uma das últimas a visitar o Museu Nacional no RJ

“Quando competia no entorno da Quinta, a imagem sólida daquela construção ajudava a superar os desafios”, relembra a campeã olímpica Márcia Narloch, atualmente coach de treinamento da Gigante das Corridas.

 

Circuito Rio Antigo: Largo da Carioca

Aos pés do Convento de Santo Antônio, com mais de 400 anos de história, e do imponente Edifício Central, o Largo da Carioca é recheado de histórias, que o Circuito Rio Antigo ajuda a contar através da corrida de rua.

Para Mônica De Castilho, o Largo da Carioca é um local que respira a carioquice. “Com aquele vai e vem de pessoas durante a semana, sem contar que é também um lugar escolhido por muitos artistas de rua para suas apresentações repentinas. Conseguimos atrair famílias inteiras para um domingo de muita saúde nas ruas repletas de história”, diz Mônica.

 

Webséries históricas

Falando em ruas repletas de história, você sabia que o Circuito Rio Antigo inspirou a comunicação da Appai a criar duas temporadas da websérie “Por ruas de história” exibidas no Youtube oficial da Associação em 2018 e 2019? São 9 episódios retratando curiosidades sobre pontos importantíssimos da história da Cidade Maravilhosa que estão relacionados aos trajetos.

Você pode conferir as temporadas completas aqui:

 

Além disso, durante a pandemia, o Appai ao Vivo ganhou um espaço fixo na grade mensal e já conta com mais de 10 programas contando a história das igrejas, das ilhas e dos bairros do Rio, além de relembrar as escolas e as produções cinematográficas e televisivas que fizeram parte desses locais. Apresentado pelo professor e jornalista Luiz André Ferreira, com a participação do mestre em letras e colunista da Revista Appai Educar, Sandro Gomes, e da historiadora guia do benefício Passeio Cultural, Priscila Monteiro, os programas já exploraram a Ilha Fiscal, o Convento de Santo Antônio e o longa “Xuxa em Lua de Cristal”, filmado pelas redondezas do Largo da Carioca.

 

Reveja maratonando esse superconteúdo:

 

Para fugir do tradicional formato das corridas cariocas

De acordo com o idealizador do circuito, o medalhista no Pan de Santo Domingo ex-triatleta Virgílio De Castilho, a ideia de criar o Rio Antigo surgiu de um papo informal com a prefeitura de trazer as pessoas para o centro da cidade. “Como eles (prefeitura) tinham um plano de revitalização da área, pensei que seria importante levar um esporte para lá, fazendo essas grandes corridas que já existem no Aterro. Pensei em sair do parque e ir para a rua”, conta De Castilho, acrescentando que a prova é diferenciada. “Isso porque é numa área que poucas pessoas conhecem. Quem não trabalha pela região tem uma excelente oportunidade de conhecer um outro lado do Rio de Janeiro”, ratifica.

Para garantir ainda mais tranquilidade para os competidores ao longo do trajeto, a organização da prova disponibiliza postos de hidratação durante o percurso.

 

Edição comemorativa

Neste ano, o evento Circuito Rio Antigo, etapa comemorativa de 10 anos, será realizado em formato virtual, onde o atleta define o próprio percurso. A corrida poderá ser realizada em qualquer localidade escolhida individualmente por cada atleta participante, podendo ainda ser realizada “indoor” – dentro de ambiente fechado – desde que dentro da data e horários previstos e supracitados no regulamento.

A prova deverá ser realizada individualmente por cada atleta participante e será válida para finalidades de classificação, se concluída no período entre as 6h do dia 12 (doze) de dezembro de 2020 até o limite (concluir) das 18h do dia 13 (treze) de dezembro de 2020. Poderão participar do evento atletas de ambos os sexos, com idade mínima de 14 anos, devidamente inscritos de acordo com o regulamento desta prova.

A etapa comemorativa virtual de 10 anos poderá ser realizada nas modalidades de Corrida e Caminhada nas distâncias de 3 km (3.000 metros), 5 km (5.000 metros) e 10 km (10.000 metros).

O associado inscrito que cumprir o percurso receberá, pela primeira vez, um kit exclusivo para essa edição, composto por: número de peito virtual, medalhas virtual e física, certificado virtual e, excepcionalmente por se tratar de uma data especial, está inclusa uma camisa comemorativa de 10 anos (modelo que até hoje só foi dado em alguns sorteios).

 

SAIBA MAIS E INSCREVA-SE!


Por Richard Günter


Podemos ajudar?