Voluntário, seu ato solidário é impagável!

Dia Internacional do Voluntário é marcado por ações sociais da Appai


Dia Internacional do Voluntário

Ajudar de coração quem mais necessita é um ato de solidariedade que jamais será possível ser quantificado monetariamente, mas, sim, através de atitudes e gestos voluntários de quem se preocupa em doar o melhor de si em prol do outro.

Para comemorar o Dia Internacional do Voluntário, 5 de dezembro, a Appai ratifica a importância desses colaboradores, enaltecendo todos os envolvidos nas ações promovidas pela Associação dos Professores, através do PPAS.

GALERA SANGUE BOM

Doação de sangue

Durante o ano todo, diversas campanhas de Doação de Sangue atraem dezenas de funcionários da Appai ao Hemorio, que constantemente necessita repor seu banco, principalmente de dezembro a março, onde ocorre maior número de acidentes de trânsito. Na última semana de novembro, foi realizado um mutirão chamado “Semana do Doador de Sangue”, em que a Associação promoveu arte musical durante a ação com o Grupo Vozes do Coração.

Segundo o Hemorio, neste ano as doações caíram aproximadamente 25%. O instituto revela que o clima com temperaturas amenas afasta os doadores, já que com a chegada do inverno o frio faz com que as pessoas não estejam em boas condições de saúde, desse modo não conseguindo fazer a doação.

NATAL PARA TODOS

Pessoas em situação de rua

Natal é tempo de festa, mas, sobretudo, de acolhimento. E é com esse olhar que uma mesa de alimentos será montada e oferecida a pessoas em situação de rua, nas proximidades da Praça Cruz Vermelha, ao lado do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O intuito é acolher e dar assistência, além de promover um momento cultural com apresentação da Cantata de Natal: Alegria aos moradores de rua e aos parentes de pessoas em tratamento do câncer que não têm onde dormir. Esta ação contará com os voluntários da Appai, que servirão quentinhas, café e entregarão roupas e kits de higiene, doados pelos próprios funcionários.

De acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, cerca de 5 mil pessoas vivem na rua. Dessa forma, este se torna um desafio permanente para os gestores das políticas sociais, especialmente para a Assistência Social, que demanda diferentes esforços e ações na condução de políticas públicas para promover a cidadania dessas pessoas, para que saiam da situação de exclusão de forma sustentável.

O PRECONCEITO MATA MAIS QUE A DOENÇA

 A fitinha vermelha para lembrar a luta contra a AIDS

O último circuito do Rio Antigo do ano, a etapa Porto Maravilha, será na mesma data do Dia Mundial de Combate ao HIV, quando ocorrerá uma grande ação de prevenção ao vírus, que vem ano a ano aumentando e alarmando a população com índices de novos casos no Brasil.

A ação será em parceria com o CAAAIDS (Centro de Atenção e Atendimento à Aids) e a SAPE (Sociedade de Amigos da Pediatria – Hospital Universitário Gaffrée e Guinle), que alertará os participantes da corrida sobre a importância do combate à aids, com distribuição de preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e lacinhos vermelhos. O objetivo é conscientizar os participantes sobre uma das doenças que mais matam no mundo.

O Brasil foi um dos primeiros países no mundo, e o único da sua dimensão populacional, a adotar a distribuição gratuita dos medicamentos para a aids no seu sistema público de saúde em 1996, promovendo com sucesso o tratamento que refletiu no aumento do tempo de vida dessa população. Apesar dos bons resultados, estudos recentes realizados pela ONU mostram que o Brasil teve um aumento de 21% em novos casos somente nos últimos 8 anos. Em números absolutos, o país, que tinha registrado 44 mil novos casos em 2010, avançou para 53 mil no último ano.

De acordo com César Nuñez, diretor-regional do Unaids, agência da ONU para a América Latina, “para alcançar um programa mais forte, acredito que o desafio do Brasil reside em adaptar uma resposta mais focada à epidemia com a introdução de abordagens inovadoras, mantendo uma plataforma sobre direitos humanos onde o estigma e a discriminação relacionados ao HIV são claramente abordados. Também será importante trabalhar ainda mais de perto com as comunidades mais afetadas pela epidemia”, ratifica.

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

A Organizações das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário em 1985. A intenção era promover ações em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo, tendo como meta os Objetivos do Milênio. Definidos pela própria ONU em 2000, eles inspiram os voluntários a atuar de modo a diminuir a extrema pobreza e a fome, garantir o ensino básico para todos, promover a igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, viabilizar a sustentabilidade ambiental, entre vários outros objetivos.

No Brasil, a celebração também acontece em 28 de agosto, data conhecida como Dia Nacional do Voluntariado, instituída através da Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (Pnad), do IBGE, 7,2 milhões de pessoas no Brasil realizaram trabalho voluntário no último ano.


Por Richard Günter
Fontes: ONU, Hemorio, Prefeitura do Rio de Janeiro


Podemos ajudar?