Vírus da Herpes: saiba como cuidar e evitar a transmissão

As variações podem causar feridas genitais ou nos lábios, e o contágio é ainda mais comum nessa época do ano


O verão está aí, o carnaval está chegando e é tempo de fazer um alerta sobre uma infecção causada por um vírus muito comum nessa época do ano: o herpes. Cerca de 90% da população mundial, tem o vírus HSV tipo 1 ou 2 causador do herpes simples alojado no organismo.

O aparecimento das lesões depende da imunidade de cada um, mas também de fatores ambientais que colocam nosso sistema de defesa à prova, como mudanças bruscas na temperatura, exposição excessiva ao sol, abuso de álcool, falta de sono e até estresse emocional. Apesar disso, estima-se apenas que de 10 a 15% das pessoas que possuem o vírus manifestem os sintomas.

 

Existem dois tipos de HSV:

– Tipo 1: responsável pelo herpes facial e que aparece principalmente na região da boca, nariz e olhos.

– Tipo 2: acomete principalmente a região genital, ânus e nádegas.

 

Como é feita a transmissão?

A transmissão é feita por saliva, beijo, objetos contaminados levados à boca, etc. Por isso, é bem comum que o primeiro contato com o HSV aconteça ainda na infância. O vírus invade o corpo, percorre a mucosa da boca e se instala em terminações nervosas, especialmente nos gânglios, onde costuma ficar sem causar incômodo.

Quando as defesas do organismo enfraquecem, o ataque acontece. O herpes simplex sai do gânglio e refaz o percurso até alcançar a epiderme, camada mais superficial da pele, onde nasce uma ferida. O ciclo costuma durar de 5 a 12 dias, tempo em que a imunidade vai se restabelecendo.

No caso do tipo 2, responsável pelo aparecimento de lesões na região da vulva, pênis, ânus, nádegas e virilha, a transmissão é feita através de relações sexuais sem preservativos.

 

Sintomas

– Formigamento na pele
– Coceira
– Ardor
– Dor
– Vermelhidão
– Bolhas
– Feridas

 

Prevenção

O vírus responsável é altamente contagioso, então o ideal é tentar se manter longe dele evitando compartilhar copos, talheres e itens de maquiagem.

Algumas atitudes também contribuem para prevenir contra o aparecimento das feridas, como evitar exposição excessiva ao sol. Os raios ultravioleta fragilizam as nossas defesas, além de ressecar os lábios, que ficam mais vulneráveis. A alimentação também influencia na prevenção, como é o caso da arginina, uma substância presente em nozes, amêndoas, chocolate e uva, que costuma atiçar o vírus.

No caso do herpes genital, a recomendação para prevenir a doença é usar preservativo nas relações sexuais e evitar múltiplos parceiros.

Os dois tipos têm uma característica em comum: uma vez que penetram no organismo, nunca são eliminados. O fundamental é manter as defesas do corpo em dia e controlar os eventuais sintomas o quanto antes.


Por Luiza Morato
Fontes: Tua Saúde / drauziovarella.uol.com.br


Podemos ajudar?