Vamos controlar o diabetes?

Saiba também como identificar os três tipos de diabetes


Segundo uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, mais da metade da população adulta do Brasil está no grupo de risco da Covid 19. São eles: pessoas acima de 65 anos, pacientes de doenças graves, cerebrovasculares e portadores de enfermidades crônicas. Entre elas, o diabetes.

Mas você sabia que, seguindo todos os cuidados, dá pra ter uma vida normal com diabetes? No post de hoje, o Programa Saúde 10 traz algumas informações para você entender melhor essa doença!

O diabetes é uma enfermidade crônica que afeta um número muito alto de pessoas no mundo inteiro. No Brasil são mais de 13 milhões vivendo com ele e esse número cresce a cada dia. Existem muitos tipos de diabetes, mas comumente a classificação é feita em diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional.

O do tipo 1 geralmente aparece na infância ou adolescência e é causado por uma diminuição na produção de insulina, que é um hormônio que promove a utilização da glicose pelo corpo. Então, se a quantidade de insulina produzida não é suficiente para promover a entrada de glicose dentro das células, essa glicose fica circulando no sangue em altas quantidades. É o que se chama de hiperglicemia.

No diabetes tipo 2, a insulina é produzida em quantidades normais e até elevadas, mas não consegue atuar no corpo de forma adequada, e a glicose não consegue entrar nas células, causando também um excesso dessa substância no sangue. Geralmente isso acontece em pessoas adultas por causa de hábitos de vida inadequados, especialmente porque a pessoa ganhou muito peso e se alimenta mal.

O diabetes gestacional, como o próprio nome diz, acontece em gestantes e é influenciado pelos hormônios da gestação e pela alimentação inadequada, com consequente ganho de peso excessivo. Geralmente desaparece após a gravidez.

É comum a pessoa que desenvolveu diabetes ter inicialmente uma perda de peso pelo fato da glicose não entrar nas células adequadamente, sendo o emagrecimento um dos 3 sinais mais comuns que nos fazem desconfiar que a pessoa desenvolveu diabetes. Outros sinais são sede excessiva e aumento no número de vezes que urinamos. Se houver combinação desses fatores, é bom procurar um médico, pois o diabetes não tratado leva a danos em vários órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Por outro lado, se tratada adequadamente, a pessoa com diabetes pode ter uma vida longa e feliz sem maiores complicações. Mas é necessário muita disciplina, pois o tratamento envolve um estilo de vida saudável, com alimentação adequada, exercícios físicos regulares, qualidade do sono e uso correto da medicação que pode ou não envolver a aplicação de insulina. Por isso, o tratamento precisa ser feito com uma equipe multidisciplinar que envolve profissionais de muitas áreas como da medicina, da nutrição, da enfermagem, da educação física e até da psicologia, tudo dependendo do quadro que se apresenta.


Por Luiza Fornazelli e Any Piscilla Figueiredo, Técnicas de Enfermagem


Podemos ajudar?