O que fazer em Rio das Ostras?

Um dos destinos do Boa Viagem, local é uma ótima opção para quem ama cultura e diversão em qualquer época do ano.


Foto: Praça do Trem e Casa das Bonecas / Marcelo Tabach – Diadorim Ideias

A apenas 170 km de distância da cidade do Rio de Janeiro, Rio das Ostras é um dos destinos mais econômicos da Região dos Lagos e um ótimo lugar para conhecer em qualquer época do ano. Por lá, você encontra mirantes, costões rochosos, ilhas, praias, lagoas e parques. Além de diversas opções de lazer e cultura da região. Venha conhecer alguns destinos imperdíveis por lá!

 

Casa das Bonecas

Em uma pequena estação construída no centro da Praça do Trem, em Rocha Leão, funciona a colorida Casa de Bonecas. Uma fábrica de produção artesanal de brinquedos muito popular do município, onde seis artesãs locais recortam os moldes, desenham e costuram bonecas, panos de prato, acessórios de cozinha, jogos americanos, enfeites para quartos infantis, tapetes e muito mais. O objetivo do projeto é que as artesãs possam futuramente abrir seus próprios negócios e que novas aprendizes possam ser qualificadas.

Foto: Marcelo Tabach – Diadorim Ideias

 

Cercado pela natureza

O Parque Municipal dos Pássaros é uma ótima opção para quem quer curtir o dia cercado pela natureza! O local é uma entidade para fins de preservação e reprodução de aves, entre elas algumas espécies ameaçadas de extinção. Lá o visitante encontra o maior viveiro de aves do Brasil. O parque também oferece algumas possibilidades de trilhas.

 

Reserva ecológica

Entre a praia da Joana e a Praça da Baleia, em Costa Azul, você encontra o Monumento Natural dos Costões Rochosos. As rochas se estendem por um bom pedaço do litoral, e o lugar foi transformado em reserva ecológica pela prefeitura, uma espécie de monumento natural. É mais um ponto turístico de Rio das Ostras para quem quer admirar o pôr do sol.

 

Para aprender sobre a cultura local

Uma das coisas mais legais de conhecer um lugar novo é aprender sobre a história e a cultura da região. Em Rio das Ostras não é diferente! A região tem opções culturais para toda a família, como é o caso do Poço das Pedras. Ele fica no Largo Nossa Senhora da Conceição e tem uma parte importante na história da região. Neste mesmo lugar, o primeiro poço foi escavado por escravos, ainda no século 18. Infelizmente, o poço original foi destruído na década de 1990, e o que vemos hoje é uma reconstrução baseada em registros históricos.

Foto: Poço das pedras / Thiago Freitas – MTUR

Outro local histórico de Rio das Ostras é a Casa de Cultura Bento Costa Junior, considerada patrimônio histórico e cultural da cidade pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). Construída no final do século XIX para abrigar material de pesca e mais tarde como depósito de sal, em meados de 1940 foi transformada em residência da família do médico Bento Costa Júnior. O imóvel, considerado uma das mais antigas construções da região, guarda em seu interior histórias significativas de uma pequena vila de pescadores. Em seu salão são realizadas exposições de artistas plásticos dos mais variados estilos.

 

Lagoa da Coca-Cola

Também conhecida como a Lagoa de Iriry, as águas têm o tom escuro que lembra Coca-Cola, por isso o nome. A causa, ao que parece, é uma elevada concentração de iodo nas águas. No entorno da lagoa existe um mirante, com cerca de 20 metros de altura, de onde é possível contemplar a região. Esse é mais um ponto movimentado pelos turistas em Costa Azul.

 

Praia em qualquer época do ano? Sim!

São 28 km de extensão litorânea e mais de 10 opções de praias. Desde as com águas mais agitadas, ótimas para práticas de esporte como surf e kitesurf, até um litoral de águas calmas ideal para passear com as crianças. Fizemos uma listinha das melhores praias da região. Confira!

Foto: Thiago Freitas – MTUR

Praia das tartarugas: a mais famosa da região, é uma praia para toda a família, com águas em geral bem calmas e rasas perto da areia, além de uma boa estrutura de quiosques. A praia recebeu esse nome porque, frequentemente, recebe esses ilustres visitantes do mar em suas areias. Inclusive, o Projeto Tamar é responsável pela preservação das espécies no local.

Praia do Centro: essa é para quem gosta de movimento e muitas opções de restaurantes, bares e lojinhas. Ainda que esteja localizada na área mais movimentada da cidade, dá para tomar banho na praia e apreciar a areia com tranquilidade. De lá também saem passeios de barco para diferentes pontos do litoral.

Praia Virgem: fica mais afastada do centro, por isso é uma boa sugestão para quem quer curtir uma praia mais sossegada. A faixa de areia é bem tranquila e quase sempre deserta, já os arredores têm aquele apelo de natureza praticamente intocada. Não há infraestrutura de quiosques nem banheiros. É uma praia de mar agitado, por isso é mais procurada por surfistas.

Praia da Costa Azul: uma das mais conhecidas e frequentadas de Rio das Ostras. A faixa de areia é bem grande e a orla costuma estar sempre tranquila. O píer também recebe muitos visitantes que querem curtir o visual e tirar fotos. O mar agitado atrai surfistas e esportistas. É nessa praia que o visitante encontra a Praça da Baleia, um dos lugares mais curiosos de Rio das Ostras.

Foto: Praça da Baleia / Thiago Freitas – MTUR

IMPORTANTE: Lembramos que a cobertura do benefício Boa Viagem destina-se exclusivamente a cobrir as despesas com hospedagem, não atendendo gastos com alimentação e despesas adicionais relativas à prestação de serviços diversos, taxas de serviço, tributações, atividades de lazer, deslocamentos e outras ligadas à estadia, tais como as relacionadas a padrões e recursos diferenciados de quartos ou suítes ou acréscimo de camas e demais serviços, incluídos ou não no valor da diária cobrada pelos estabelecimentos conveniados. Para mais informações, leia o regulamento.

 

Confira as pousadas na região disponíveis no Benefício Boa Viagem e faça sua reserva agora mesmo!

Pousada Belmare
Pousada do Marujo
Pousada Maresia Costa Azul
Pousada da Bia
Quari Quara By Mn Hotéis

Para mais informações de como utilizar o benefício Boa Viagem, acesse o nosso site e/ou Portal do Associado.


Por Jéssica Almeida
Fontes: Prefeitura de Rio das Ostras, Mapa de Cultura RJ e Fui ser viajante.

 


Podemos ajudar?