Escola pode ganhar 1 milhão de reais ao aderir ao modelo cívico-militar

27 de setembro é a data limite para que 54 escolas se adequem ao novo modelo para 2020, sob a forma de gestão híbrida entre civis e militares no primeiro ano do programa.


1 milhão de reais é o quanto a sua escola pode ganhar ao aderir ao programa do modelo cívico-militar, até 27 de setembro. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o modelo cívico-militar tem como objetivo melhorar a educação básica do país. Para tanto, um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes, pais e responsáveis deve ser constituído.

27 de setembro é a data limite para que 54 escolas, sendo 2 de cada Unidade da Federação (UF), se adequem ao modelo cívico-militar proposto pelo governo federal para 2020, sob a forma de gestão híbrida entre civis e militares no primeiro ano do programa.

De acordo com o subsecretário de Fomento às Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC), Aroldo Cursino, terão prioridade as escolas que, a partir de uma comparação com outras do mesmo estado, apresentem baixo IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – e encontrem-se em situação de vulnerabilidade social.

O processo de adesão parte do princípio voluntário, como explica Cursino: “São os estados que definem quais escolas farão parte do programa”, diz o subsecretário esclarecendo que até o dia 27 de setembro, portanto, as escolas devem manifestar interesse junto à secretaria estadual (ou municipal) de Educação. Duas serão selecionadas.

De acordo com o MEC, caberá ao governador — em caso de município, prefeito — enviar ofício ao ministro da Educação com os nomes das instituições de seu estado (ou do Distrito Federal) que vão aderir ao programa. A partir da vontade de cada UF é que o MEC estabelecerá o modelo nos colégios.

Saiba mais em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=80191


Por Antônia Lúcia


Podemos ajudar?