Como usar o termômetro?


Segundo a técnica de enfermagem do Programa Saúde 10 Luiza Fornazelli, existem vários modelos e formas de verificação da temperatura. Mesmo parecendo um instrumento de fácil uso, é importante que o usuário tenha alguns cuidados em seu manuseio.

O termômetro pode ser utilizado de forma oral, retal ou debaixo da axila. Antes de usá-lo e após é importante limpar bem o aparelho com algodão e álcool. Para verificar a temperatura, insira o instrumento no local adequado e aguarde o tempo indicado, que pode variar de 2 a 5 minutos.

 

Alguns modelos de termômetro

Termômetro de mercúrio – Só está sendo utilizado por algumas pessoas em suas residências, pois está proibido o uso em redes hospitalares. A partir de 1° de janeiro de 2019 foram proibidas a fabricação e comercialização de produtos que utilizam mercúrio.

Termômetro digital – Antes de utilizar o termômetro, faça a verificação da bateria. O termômetro é colocado em baixo da axila, mas obterá uma leitura mais precisa se for colocado para medir dentro da boca, mais precisamente embaixo da língua, mantendo-se a boca fechada por até 5 minutos para fazer a leitura.

Termômetro auricular – Só é possível empregar a temperatura auricular com um termômetro digital, fabricado especialmente para medir a temperatura do tímpano, pois nesse local ela está mais sujeita a grande variação. O recomendável é que se faça a medição sempre no mesmo ouvido. Este método não é recomendável para bebês ou crianças agitadas. A temperatura auricular normal é de 36°C a 37,8°C.

Termômetro infravermelho – Aponte o termômetro para a testa ou para a têmpora e aperte o botão. Após o bip, o termômetro mostrará a temperatura imediatamente. Sua vantagem é que permite uma medição sem contato e em poucos segundos. No entanto, alguns fatores podem influenciar no resultado, tais como o uso de cremes, suores ou temperatura do ambiente. É recomendado que, antes da medição, a pessoa permaneça em repouso por pelo menos 5 minutos.

Termômetro de chupeta – Termômetros analógicos e digitais são difíceis de colocar em crianças durante o tempo necessário. Por isso hoje em dia já existem no mercado termômetros de chupeta que medem a temperatura oral do bebê. Os resultados podem ser exibidos em dígitos ou usando uma escala de cores, normalmente preta para temperatura normal, verde para febre moderada e azul para febre alta.

De uma forma geral, a temperatura do corpo é mais baixa logo pela manhã, enquanto à tarde e à noite ela é mais elevada. Uma situação que normalmente faz com que a temperatura suba nas mulheres é a menstruação e, também, a ovulação.

Fonte: https://www.tuasaude.com/como-medir-a-temperatura/ 


Por Luiza Fornazelli é técnica de enfermagem.
Fontes: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/uso-de-mercurio-esta-proibido-em-produtos-para-saude/219201?p_p_auth=IZ9FeURR&inheritRedirect=fals
https://www.coladaweb.com/fisica/termologia/temperatura-do-corpo-humano
https://www.webconsultas.com/belleza-y-bienestar/habitos-saludables/tipos-de-termometros-corporales-pros-y-contras


Podemos ajudar?