Campanha Dezembro Laranja: vamos falar sobre o câncer de pele?

Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol, o tumor é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo


Cor que remete ao sol, laranja também é o símbolo da luta contra o câncer de pele. Estamos falando da campanha Dezembro Laranja, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Esse ano, além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal alertar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura.

Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol, o câncer de pele é o tipo que mais ocorre no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são diagnosticados anualmente 180 mil novos casos, o que significa que, no país, 1 em cada 4 pessoas detectadas com a enfermidade apresenta essa modalidade da doença.

 

Tipos de câncer de pele

O câncer de pele pode ser classificado de duas formas:

– Câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos.

– Câncer de pele não melanoma: é o tipo mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados.

 

Mas como identificá-lo?

A doença ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Os principais sintomas são:

– Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;

– Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;

– Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

Se perceber qualquer sintoma ou sinal, procure o mais rapidamente um dermatologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

 

Como prevenir?

A principal recomendação é evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários em que seus raios são mais intensos, entre 10 e 16 horas. Além disso, a indicação é utilizar protetor solar, óculos de sol com resistência a raios UV, roupas que protegem o corpo, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol.

Em dias nublados também é importante usar as proteções necessárias. É fundamental reaplicar o filtro solar a cada duas horas, durante a exposição solar, assim como após mergulho ou grande transpiração.

Em caso de exposição inevitável ao sol, principalmente em torno do meio-dia, recomenda-se a procura por áreas cobertas que forneçam sombra, como embaixo de árvores, marquises e toldos.

Não deixe de se proteger! O verão está chegando e exige cuidados redobrados para evitar os efeitos nocivos dos raios solares.


Por Luiza Morato
Fonte: Campanha Dezembro Laranja/Sociedade Brasileira de Dermatologia/Ministério da Saúde


Podemos ajudar?