As oficinas de teatro. Turmas para as crianças, adolescentes e adultos. Vem!

Saiba como participar!


É isso mesmo que você leu! As oficinas de teatro acabam de chegar a Niterói, Irajá e Vila da Penha! E o melhor de tudo: com turmas para as crianças, adolescentes e adultos. As aulas fazem parte do projeto de Oficinas de Teatro, idealizado com intuito de proporcionar aos associados e/ou beneficiários atividades que auxiliem na postura corporal, respiração, fala e desenvolvimento da leitura. Veja como participar!

 

Conheça mais de 10 benefícios para você usar no trabalho

Uma ótima ferramenta para a sua vida profissional em qualquer área de atuação e com inúmeros benefícios. Entre eles:

• Auxiliar na concentração, memorização e imaginação.
• Desenvolver competências e habilidades, como empatia e trabalho em equipe.
• Estimular a criatividade, a espontaneidade e a improvisação.
• Aumentar a autoestima e trabalhar a expressividade corporal e vocal.
• Melhorar a capacidade de compreender e lidar com conflitos interpessoais.
• Auxiliar na capacidade respiratória, flexibilidade e coordenação.

 

Benefícios do teatro na escola para o seu filho

Além de promover a sociabilidade, ajudar a vencer a timidez e propiciar a melhora da comunicação verbal e corporal, o teatro na escola auxilia no aumento da autoestima, o que vai acontecendo à medida que a criança se conhece e sabe se expressar. Ela sabe apreciar seus pontos positivos e tem consciência dos aspectos em que precisa progredir. Todas essas são competências socioemocionais importantes para a vida pessoal e profissional das pessoas.

Além disso, o teatro é o resultado de um trabalho em grupo, certo? Além dos atores, existem os roteiristas, os figurinistas, os cenógrafos e muitos outros profissionais. Na escola, isso não poderia ser diferente! Nas aulas, os alunos podem interagir entre si e formar novos laços de amizade. Além dessas ações serem importantes para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em grupo, também ajudam na redução de problemas como o bullying.

Outros benefícios das aulas de teatro na escola são o aumento do interesse pela leitura e o estímulo à criatividade. Nessa arte, conhecer e contar histórias é fundamental. Assim, os alunos passam a ter mais vontade de descobrir novas narrativas e aumentam o repertório cultural. E, como sabemos, as crianças que se tornam leitoras assíduas também têm a oportunidade de ampliar seu vocabulário. Além disso, as aulas são muito eficientes para incentivar a imaginação e a criatividade dos pequenos.

Sem contar que as aulas de teatro na escola demandam disciplina e comprometimento. É preciso cumprir horários, participar dos ensaios e trabalhar em equipe na preparação e nas apresentações. Essas características ajudam os alunos a desenvolver responsabilidade, já que compreendem a necessidade de cumprir com suas obrigações para o bom desempenho seu e dos colegas.

Há também a importância para o desenvolvimento de aspectos físicos de crianças e adolescentes. Nas aulas, os alunos podem formar e ampliar sua consciência corporal e dissolver bloqueios por ventura existentes. Além disso, as aulas de teatro também possibilitam aos estudantes aperfeiçoar a dicção e a projeção da fala. Essas habilidades são muito importantes no desenvolvimento do ritmo e necessárias para transmitir mensagens, o que é fundamental para a comunicação interpessoal.

 

Spoiler das oficinas de teatro

 

Como se inscrever?

Acesse o Portal do Associado, encontre a oficina de teatro mais perto de você e faça agora mesmo a sua inscrição!


Por Jéssica Almeida


Podemos ajudar?