Reverter o jogo: quando o game vira ferramenta em sala de aula

Celulares em sala de aula são um desafio, mas podem virar aliados no aprendizado. Descubra como transformar esse uso em oportunidade! Saiba mais!


Apesar da proibição do uso de celulares em sala de aula para fins não pedagógicos, nós, professores, sabemos o quanto é desafiador fiscalizar e aplicar essa regra no dia a dia. Entre os motivos do fascínio dos estudantes estão os games on-line, que capturam a atenção e a imaginação de crianças e adolescentes. Mas, e se transformássemos esse desafio em oportunidade? Que tal fazer “do limão, uma limonada”? 

O Fortnite, conhecido por ser uma plataforma com múltiplas opções de jogos, lança “Guardiões do Futuro”, que pode se tornar uma poderosa ferramenta de conscientização ambiental e aprendizagem ativa pedagógica.

Com um enredo imersivo e desafios ecológicos, essa nova experiência oferece recompensas aos jogadores que completam ações de conservação da natureza, reforçando a urgência da luta contra os impactos das mudanças climáticas. 

Logo na abertura, o jogo já provoca reflexão: 

“O planeta amanheceu cinza. Tempestades, calor extremo, inundações costeiras, enchentes e secas já não são exceções; são efeitos reais das mudanças climáticas. Ainda dá tempo de reverter o cenário.” 

A missão proposta é clara: transformar cada jogador em um agente de mudança e cada partida em um gesto simbólico — e prático — de cuidado com o planeta.
O universo do jogo é composto por sete ilhas temáticas, cada uma afetada por um tipo de evento climático extremo, como enchentes, seca, inundações costeiras, incêndios florestais e deslizamentos de terra. Para restaurar o equilíbrio em cada ambiente, os jogadores precisam cumprir tarefas como renaturalizar rios, recuperar recifes de corais, restaurar encostas e proteger a biodiversidade. 

“Nosso principal objetivo foi transformar temas ambientais sérios — como enchentes, incêndios e animais ameaçados — em uma experiência interativa que eduque e divirta ao mesmo tempo. Desde a ambientação inspirada em locais reais, como a Cachoeira Salto Morato, até a ‘Calçada da Fauna’, versão animal da Calçada da Fama de Hollywood, criamos cenários únicos que desafiam o jogador a pensar sobre suas ações com mais responsabilidade para o futuro que estamos construindo”, explica Anderson Pillar, diretor criativo da Pixel Hunter. 

Para os educadores, “Guardiões do Futuro” representa uma oportunidade de integrar o universo dos games à educação ambiental, conectando-se ao repertório digital dos alunos e promovendo discussões sobre sustentabilidade, cidadania e ciência de forma envolvente e contemporânea. 


Por Luiz André Ferreira | Professor universitário, Jornalista, podcaster, Mestre em Bens Culturais e em Projetos Socioambientais. 

Obs.: Toda a informação contida no artigo é de responsabilidade do autor. 


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