Quando aprender vira conquista
Clube de Matemática do Colégio Pedro II desperta nos estudantes o gosto pelos números e forma campeões

O gosto pela matemática está ganhando força entre alunos do Colégio Pedro II – Campus Engenho Novo I. Por meio do Clube de Matemática, projeto de iniciação científica júnior desenvolvido com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental estão descobrindo novas formas de pensar, resolver problemas e trabalhar em equipe. Idealizado pela professora Joycimar Barcellos, o projeto reúne semanalmente quinze alunos, entre 9 e 12 anos, em um espaço colaborativo voltado à resolução criativa de problemas matemáticos.
Aprendizado por meio da resolução de problemas

O objetivo principal do Clube de Matemática é criar um ambiente de aprendizagem que estimule o raciocínio lógico, a cooperação e o interesse pela matemática de forma lúdica e desafiadora. Durante os encontros, os alunos se dedicam a atividades que envolvem estratégias pessoais de resolução de problemas e compartilhamento de ideias, desenvolvendo a chamada eficácia comunicativa, a capacidade de expressar claramente o raciocínio por trás de cada resposta. Esse processo de socialização e análise coletiva permite que os estudantes avaliem suas próprias estratégias, aprendam com os colegas e aprimorem suas soluções, fortalecendo tanto as competências cognitivas quanto as socioemocionais.
Participações em eventos e olimpíadas

Os integrantes do Clube de Matemática têm ampliado suas experiências por meio de eventos científicos e competições, como o Festival Nacional da Matemática (Impa), o Festival da Ciência da Prefeitura do Rio de Janeiro e encontros acadêmicos promovidos por universidades como UFF, UFRN e Colégio Pedro II. Os alunos também participaram de diversas olimpíadas de Matemática, entre elas a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico, o Desafio Internacional de Pensamento Computacional (Bebras Brasil), a OBMEP Mirim, o Concurso Internacional Canguru de Matemática, a Olimpíada Mandacaru e a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras.
O desempenho dos jovens cientistas resultou em medalhas de ouro, prata e bronze, incluindo conquistas na OBMEP Mirim, na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico e na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. Além das premiações, os alunos desenvolveram habilidades socioemocionais, como autoconfiança, espírito de equipe e resiliência diante de desafios.
Aprendizado colaborativo e impacto positivo na formação dos alunos

Mais do que um espaço de estudo, o Clube de Matemática se tornou um laboratório de ideias, onde cada participante tem voz e pode compartilhar suas descobertas. O ambiente colaborativo e acolhedor tem estimulado os alunos a se expressarem, respeitarem as diferentes formas de pensar e aprenderem com o erro, aspectos fundamentais para o desenvolvimento integral. Ao adotar uma metodologia baseada em desafios reais, o projeto contribui para despertar o interesse por ciências, tecnologia e inovação, além de incentivar a continuidade dos estudos na área.
A aluna Ana Luiza Sant’Anna, da turma 502, conta que o Clube de Matemática a ajudou a pensar mais rápido, se apresentar melhor e perder a vergonha. “Antes eu tinha 30% de vergonha, agora tenho zero por cento! Ganhei muitas habilidades novas, treinei as que já tinha e fiquei muito feliz, porque o clube me ajudou a conquistar medalhas e a aprender coisas novas. Espero que esse projeto continue até o 6º ano!”, afirma.
Matemática com propósito e curiosidade

As atividades do Clube de Matemática continuam ao longo de 2025 e prometem novos desafios, experiências e aprendizados. A proposta de unir curiosidade, cooperação e raciocínio lógico está transformando a relação dos alunos com a matemática e mostrando que, quando a aprendizagem é significativa, os resultados vão muito além dos números.
Colégio Pedro II – Campus Engenho Novo I
Rua Barão do Bom Retiro, 726 – Engenho Novo – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20715-003
Tel.: (21) 2163-7886
E-mail: cen1@cp2.g12.br
Fotos cedidas pelo colégio












Deixar comentário