Projeto Criativo estimula protagonismo dos alunos em desafios ambientais

Alunos são convidados a refletir sobre problemáticas ambientais e propor soluções simples e caseiras para amenizar seus impactos 


No Colégio e Curso Pensi, Unidade Tijuca 1, no Maracanã, a criatividade ganhou espaço de destaque nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Por meio do Projeto Criativo, estudantes do 6º ao 8º ano estão sendo convidados a refletir sobre problemáticas ambientais contemporâneas e, ao mesmo tempo, propor soluções simples e caseiras para amenizar seus impactos. 

Idealizado pela coordenadora de segmento Rafaela Quintella, em parceria com os coordenadores Rafael Silvares, de Ciências e Biologia, e Rodrigo Rodrigues, de Tecnologia e Experiências Criativas (TEC), o projeto nasce do desejo de valorizar a criticidade dos alunos e transformar interesse em ação. 

“A geração atual de crianças e adolescentes demonstra grande interesse pelas questões ambientais, refletindo uma conscientização crítica sobre os desafios que o planeta enfrenta. Nosso projeto terá como destaque incentivar os alunos a criarem ferramentas que colaborem com a minimização desses problemas. Essa iniciativa fortalece nosso compromisso em formar jovens mais conscientes e engajados”, destacou Rafaela Quintella. 

 

Etapas do projeto

Para dar forma à iniciativa, as duas disciplinas trabalham juntas. Enquanto os professores de Ciências apresentam aos alunos os desafios ambientais, suas causas e consequências, os docentes de TEC orientam a construção de protótipos que ofereçam alternativas de amenização. 

As etapas foram organizadas da seguinte forma, com apresentação da temática na aula de Ciências, seguido da construção do artefato em TEC. No mês seguinte, foi o fechamento do projeto com a realização da culminância e apresentação final.  

Nesse percurso, cada turma se dividiu em grupos e assumiu o papel de protagonista no desenvolvimento de ideias. O resultado esperado não poderia ter sido melhor, conta a equipe pedagógica, ao falar sobre a confecção dos protótipos criativos apresentados pelas turmas, feitos com materiais simples, mas capazes de inspirar mudanças sustentáveis no cotidiano. As criações incluíram jogos, protótipos e diferentes iniciativas, todas abordando os problemas ambientais no Brasil.  

“Discutir mudanças climáticas na educação básica é essencial para que as crianças e jovens compreendam os impactos ambientais e aprendam a tomar atitudes mais sustentáveis desde cedo. No Pensi, esse tema é abordado de forma transversal, incentivando o protagonismo dos alunos”, acrescentou Maria Clara Rapozo, coordenadora da Educação Infantil. 

 

Olhar para o futuro

A culminância realizada em sala de aula com os alunos movimentou a comunidade escolar que pôde acompanhar a apresentação dos trabalhos realizado pelas outras turmas bem de perto. A criatividade gerou não apenas saberes, mais muito entusiasmo por parte dos convidados e da equipe pedagógica, que muito se engajou nas discussões e experimentações criativas. Ao apostar no protagonismo estudantil, o Pensi reforça sua missão de formar cidadãos críticos, criativos e conscientes da realidade ambiental do país. 


Por Antônia Figueiredo 

 

Colégio e Curso Pensi

Rua Ibituruna, 27 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

CEP: 20271-021

Tel.: (21) 3443-0016

E-mail: faleconosco@pensi.com.br

Fotos cedidas pela escola


Deixar comentário